|
| ||||||||
|
|
|
O [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia. blogs do grupo
projetos do grupo
blogs edu
links & blogs
listas de discussão
chat
experiências
arquivos
08/06/2003 |
Sexta-feira, Março 12, 2004
# [projetos 2004] Enfim estão tomando forma. Hoje, na FACED, nos reunimos, Carmen, Mara, Sônia e eu, para decidirmos o que permanece e o que muda nos projetos Prática Educativa e Relendo os Clássicos. Estes projetos são desenvolvidos, respectivamente, na FAMED e na FACED da UFRGS, ambos com pessoal do pós-graduação. São projetos vinculados ao [zaptlogs] dentro do ZAPT do TRAMSE. Decidimos ampliar os projetos para as novas turmas das disciplinas. Entre os motivos podemos contar a grande aceitação por todos, o entusiasmo dos diretores e coordenadores e o crescimento da experiência da equipe. Para a semana que vem já estão previstas algumas mudanças :) ... aguardem.
[23:09] [ Su] [link] [ | ] # [III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação] Novamente vou participar do Ciclo de Palestras do CINTED. Desta vez, falando sobre o artigo O fenômeno dos weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet publicado no último numero da Revista do PGIE UFRGS Informática na Educação - Teoria & Prática. Apresento na terça-feira, dia 16, às 15:55, no Salão de Atos 2 - Reitoria - UFRGS.
Vele a pena conferir a programação e participar, principalmente das mini-oficinas. Participei de algumas no II Ciclo e gostei bastante. CINTED e SEAD - Secretaria de Educação a Distância/UFRGS Data de realização: 16 a 19 de março de 2004. - informações: tel 33163986 Programação Informações e Inscrições via Internet [20:42] [ Su] [link] [ | ] Terça-feira, Março 09, 2004
# [co-links] Um link puxa outro, as comunidades estão aí para provar. Links humanos e links que são rotas na web. Blogs, wikis, fóruns, listas, páginas ganham vida no movimento dos links que engendram.
E a criatividade ronda este grande hipertexto que é a web. Por projetos como o Co-Links, iniciativa de Alex Primo, Raquel Recuero e Ricardo. Um ambiente onde o texto vira um meta-hipertexto interativo, onde o leitor pode adicionar múltiplos links. Cada porção de texto podendo remeter à várias direções. Autorias híbridas, textos polifônicos, o direito de fala ampliado. Tem semelhanças e diferenças com os wikis. Semelhante na possibilidade de adicionar links e na facilidade de uso. Diferente, pois não permite a edição do texto e nem a criação de outras páginas. Porém, abre espaço para a adição de vários links à mesma porção de texto. Projetos como este rendem idéias. Assim, no improviso, já me ocorrem: :: Adaptar o código para construir um plugin que possa ser adicionado à blogs ou wikis. :: Adaptar a idéia para serviços semelhantes aos de comentários. :: Ampliar as funções, inserindo a possibilidade de criar páginas, como nos wikis. O melhor de tudo é ver cabeças pensando e criando na direção de uma maior interatividade, da simplicidade e da ampliação das conexões. ... mas olhem o jeito puxadinho que fiz, no onde anda Su?, no link comunidades [00:02] [ Su] [link] [ | ] |