| ||||||||
|
O [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia. blogs do grupo
projetos do grupo
blogs edu
links & blogs
listas de discussão
chat
experiências
arquivos
08/06/2003 |
Quarta-feira, Abril 13, 2005
[
Preciso reconhecer que...
]
# Uma das experiências mais marcantes que tive foi ter podido participar, como um dos sujeitos, da pesquisa Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, que se configurou como a dissertação de mestrado da Suzana de Souza Gutiérrez. A Suzana tb tinha um Diário de Bordo, que era o blog de pesquisa dela. "Descrição: projeto de pesquisa sobre a inserção das TEI no trabalho de educadores em comunidades de pesquisadores. Utiliza os weblogs , como ambiente principal de interação, por considerar que este formato de publicação na rede mundial de computadores apresenta características que o tornam um suporte ideal para o desenvolvimento de processos cooperativos com autoria e autonomia. É parte do projeto de dissertação de mestrado da autora.", excerto retirado do Projeto Zapt "O [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE/UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia", excerto retirado do blog coletivo da pesquisa da Suzana, que era o [zaptlogs]. Bem, não vou explicar como funcionava exatamente, mesmo porque a Dissertação está disponível na biblioteca digital da UFRGS (é só clicar no link anterior e fazer a busca, pelo nome da autora ou pelo título do trabalho). Bem, mas este post é para mostrar que as coisas que vão nos acontecendo no dia-a-dia vão nos fazendo seguir por determinados caminhos...Até o início do projeto da Suzana eu pretendia analisar os discursos sobre a educação de jovens e adultos para pensar nos modos de estar sendo sujeito-aluno que estes discursos fabricavam, analisando, tb, as falas das professoras, dos alunos, etc. Um trabalho super importante de ser feito, sem dúvida. Como professora, e por ter trabalhado com EJA, esse é um assunto que me motiva e encanta muito; um tema politicamente muito importante de ser trabalhado. No entanto, ao ver a importância do virtual em nossas vidas, a centralidade destes meios para algumas pessoas, ao passar a achar estas discussões super interessantes de serem pesquisadas (modo de ver para a Internet aprendido durante o projeto, que nos desafiava a todo instante a nos relacionarmos com este "bicho papão" que, muitos de nós, consideramos que é a Internet e seus meios). O envolvimento nesta pesquisa, e as ricas discussões que a Suzana a todo instante levantava, assim como o acompanhamento dos blogs em que ela comentava temas (e ela fazia isso muito bem, pois é inteligente e escreve MUITO BEM)... é que foi o impulsionador para que eu passasse a me interessar pela cibercultura (tenho que ler sobre: cibercultura, virtualidades... as diferenças entre os conceitos, etc).Por que disse tudo isso? Porque é uma maneira de agradecer por ter chegado até aqui. É preciso refletir sobre o que, e como, estamos sendo hoje... mas sabendo que somos a intersecção de diversos pontos de passagem que se cruzam mutuamente... Pontos que nos fazem "ser" sujeito de modos específicos e ao mesmo tempo singulares. Por tudo isso, O-B-R-I-G-A-D-A à Suzana e a todo o grupo da pesquisa! *mensagem que escrevi inicialmente para o meu novo blog, Pensamento nômade. [17:39] [ Viviane] [link] [ | ] Segunda-feira, Dezembro 13, 2004
[
Ao grupo de alunos!
]
# O convite abaixo é para a apresentação do resultado de um trabalho coletivo. A forma é a que normalmente se utiliza para as convovações. A divulgação é caminho para construir outros trabalhos! Estou usando o endereço da Sônia para postar a mensagem. Lembrem Há um colega esperando um comentário! Abrços Carmen Sent: Thursday, December 09, 2004 11:34 AM Subject: Convite para Assembléia do NEM dia 15 de Dezembro Prezados Professores, Alunos, Servidores Administrativos e Membros do NEM Convite para Assembléia do NEM Data: 15 de Dezembro Horário: das 8 às 10h e 30 min Local: Auditório Mário Rigatto (4º andar da Faculdade de Medicina) Pauta: a) Espaço aberto para manifestações dos Chefes de Departamento; b) Relatório final da COMGRAD/MED - biênio 2003/2004; c) Prestação de contas PROMED/2004 - Ronaldo Bordin d) Lançamento do Livro: "Prática Educativa em Medicina" No dia 15 de Dezembro, será a última Assembléia do NEM ( Núcleo de Ensino Médico ) do ano de 2004.Pretendemos que seja um momento de reflexão e de abertura para que todos os chefes de departamento, professores, alunos e demais representantes apresentem suas manifestações.Queremos que todos tenham oportunidade de expor suas idéias, suas soluções para o desafio de mudar o ensino da graduação. Este é um convite para que cada chefe de departamento e/ou seus professores envolvidos no estudo do futuro das suas disciplinas, apresente a este público interessado em ouvir e contribuir com sugestões, para que no próximo ano, com uma nova equipe, o trabalho do NEM se renove e consolide o que for considerado avanço e benefício para os novos alunos. Contamos com a presença de todos!! Profª Elaine Fortis ______________________ Prof. Waldomiro Carlos Manfroi
Coordenadora da COMGRAD/MED__________Diretor da Faculdade de Medicina [18:45] [ Sônia] [link] [ | ] Quinta-feira, Setembro 23, 2004
[
Projeto [zaptlogs]
]
# O [zaptlogs] foi um projeto de pesquisa sobre a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, realizado no período de junho/2003 à junho/2004 na FACED / UFRGS. No [zaptlogs] foi construído um ambiente virtual por meio de weblogs interligados, sendo este o principal ambiente de interação e formação de uma comunidade de pesquisadores que, ao mesmo tempo, aprendem, ensinam e pesquisam, inserindo as TEI no seu trabalho. Optei pelo uso de weblogs, por considerar que este formato de publicação na rede mundial de computadores apresenta características que o tornam um suporte ideal para o desenvolvimento de processos cooperativos com autoria e autonomia. O projeto [zaptlogs] deenvolveu-se conectado ao objetivo geral de minha proposta de mestrado que foi investigar a constituição e o desenvolvimento de comunidades de pesquisadores, analisando e interpretando as contradições em movimento neste processo, a fim de contribuir para a construção de alternativas para a formação de educadores autores e autônomos no trabalho com tecnologias educacionais informatizadas. O projeto terminou suas atividades/oficinas em maio/junho de 2004, porém seus subprojetos encontram-se em pleno funcionamento (ver links projetos do grupo). A dissertação, Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, foi defendida em 22/07/2004, às 14 h, na sala 703 da FACED, tendo por banca os professores doutores Augusto Nibaldo Silva Triviños (UFRGS), Lucídio Bianchetti (UFSC), Marlene Ribeiro (UFRGS) e Tania Raitz (UNIVALI). O ambiente permanece para consulta e pesquisa e eu deixo meu abraço e o reconhecimento a tod@s que foram e ainda são parte desta caminhada. Mapear é uma proposta que é difícil ou mesmo impossível, considerando o campo investigado. Todavia, não desisti de mapear, entendendo este mapear como processo. Procurei localizar o meu mapa dentro da totalidade investigada, considerando toda a zona de sombra, de territórios desconhecidos, porém, clareando e mapeando uma rota possível. Uma rota que se insere, orientada, dentro desta totalidade e que descobre inícios de trilhas que podem ser pontos de partida, links para explorar a região de sombra. Deixo meus mapas marcados, quem quiser pode me seguir. Andando ou correndo pelas trilhas, fluindo pelos links, considerando os meus passos e fazendo suas opções. Conferindo os mapas, pois eles não são permanentes. Suzana Gutierrez [22:52] [ Su] [link] [ | ] Segunda-feira, Agosto 30, 2004
# Gaiolas e Asas Rubens Alves "Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar. Pois ontem, de repente, esse aforimo me atacou: Ha escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixam de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." [09:07] [ Daisy] [link] [ | ] Sexta-feira, Julho 16, 2004
# [Atividade do TRAMSE] Colegas do TRAMSE! Na próxima quinta-feira, dia 22/07, estaremos recebendo a Profª Drª Tania Raitz e o Prof. Dr. Lucídio Bianchetti para uma atividade do Núcleo de Pesquisa. Em meu nome e no da Profª Marlene Ribeiro, Coordenadora do TRAMSE, convido todos e todas para estarem conosco e convidarem à quem julgarem que este encontro possa interessar. Em especial, saliento a importância desta atividade para orientandos e orientandas em momento de elaboração de projetos e de relatórios de pesquisa. Carmen CAMINHOS DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO [17:48] [ Su] [link] [ | ] # [Redes sociais como redes de sentidos] No Many to Many, Clay Shirky concorda com Peter Caputa, quando este diz que os blogs são o centro das redes sociais e dos softwares sociais, mas discorda quando Peter considera que a troca de informações é o foco do processo nas redes sociais. Clay contrapõe que o centro da formação de redes sociais é o próprio movimento de formação das redes sociais. Justifica e, nisso, concordo com ele, que o conteúdo e a troca de informações, embora importantes, não são os únicos determinantes da leitura e da aceitação de um blog ou de formação de uma rede social.
Um blog tem valor e se legitima, também, pelo seu contexto como totalidade. Assim, aquele post meio intimista, que fala do panorama da nossa janela, é essencial para que a nossa opinião sobre uma determinada teoria social faça sentido. Aqui, eu lembrei do texto da Janes (mesmo que vocês não saibam quem raios seja a Janes), onde ela traz Vygotsky + Marx para falar dos significados e sentidos do trabalho para os jovens que estudam e trabalham. Um texto semelhante à um trecho de minha dissertação, onde eu passo por Freire, Bakhtin e Marx para falar de sentido no contexto das relações estabelecidas por meio de weblogs. Um sentido que é histórico e que não se dissocia da rede de sentidos onde se insere. Esta rede de sentidos que é a estrutura central das redes sociais. [15:15] [ Su] [link] [ | ] Terça-feira, Julho 13, 2004
# [O que é gravidade?] Durante o semestre de 2004/1 na disciplina Linguagem, Interação e Cognição, realizada na FACED/UFRGS, eu e mais três colegas fizemos uma pesquisa para saber o que as crianças pensam sobre o fenômeno da gravidade. Desta pesquisa resultaram duas páginas na internet: uma para as crianças e outra para educadores. Quem quiser saber mais clica aqui. [17:55] [ Daisy] [link] [ | ] Sexta-feira, Julho 09, 2004
# [Iniciação Científica - UFRGS] Estão abertas as inscrições para o XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mais informações pelos fones: 3316-4102/3209/3415, no site: http://www.ufrgs.br/propesq, ou pelo e-mail salao@propesq.ufrgs.br [10:25] [ Su] [link] [ | ] |