[zaptlogs]

[equipe]

[blogoteca]

[atividades]

[zaptquests]

[zapt:sumário]

O [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.

[zaptlogs] é um projeto da ZAPT / UFRGS , Porto Alegre, RS, Brasil

blogs do grupo

onde anda Su?

Amor é ...

zumm

zaptzuum

nina

thebestlog

Educação Infantil

todos sabem

Um Novo Tempo

Superpedagoga

100chance

Práticas de Vida

projetos do grupo

Clássicos Brasileiros

Prática Educativa 2003

Vamos Blogar?

Prática Educativa

argumento

Relendo Clássicos

Brasil/RS/Porto Alegre/UFRGS, falamos Português, Espanhol e Inglês.
Este é nosso blogchalk:
Brasil, RS, Porto Alegre, UFRGS.

blogs edu

[bloglab]

[In Tramse]

Sérgio Lima

EdBlogger Praxis

Let's Blog

links & blogs

TRAMSE

Dênis de Moraes

Gramsci e o Brasil

Metáfora

listas de discussão

zaptlogs

coerência

chat

zaptlogs

coerência

experiências

zapt:metablog

zapt:sumario

arquivos

08/06/2003
15/06/2003
22/06/2003
29/06/2003
06/07/2003
13/07/2003
20/07/2003
27/07/2003
03/08/2003
10/08/2003
17/08/2003
24/08/2003
31/08/2003
07/09/2003
14/09/2003
21/09/2003
28/09/2003
05/10/2003
12/10/2003
19/10/2003
26/10/2003
02/11/2003
09/11/2003
16/11/2003
23/11/2003
30/11/2003
07/12/2003
14/12/2003
21/12/2003
28/12/2003
04/01/2004
11/01/2004
18/01/2004
01/02/2004
08/02/2004
22/02/2004
29/02/2004
07/03/2004
14/03/2004
21/03/2004
28/03/2004
04/04/2004
11/04/2004
25/04/2004
02/05/2004
09/05/2004
16/05/2004
23/05/2004
30/05/2004
06/06/2004
13/06/2004
20/06/2004
27/06/2004
04/07/2004
11/07/2004
29/08/2004
19/09/2004
12/12/2004
10/04/2005

rss :: atom

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Powered by Blogger

[geoblog]


como isso funciona

Quarta-feira, Abril 13, 2005

[ Preciso reconhecer que... ]

#
Uma das experiências mais marcantes que tive foi ter podido participar, como um dos sujeitos, da pesquisa Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, que se configurou como a dissertação de mestrado da Suzana de Souza Gutiérrez. A Suzana tb tinha um Diário de Bordo, que era o blog de pesquisa dela. "Descrição: projeto de pesquisa sobre a inserção das TEI no trabalho de educadores em comunidades de pesquisadores. Utiliza os weblogs , como ambiente principal de interação, por considerar que este formato de publicação na rede mundial de computadores apresenta características que o tornam um suporte ideal para o desenvolvimento de processos cooperativos com autoria e autonomia. É parte do projeto de dissertação de mestrado da autora.", excerto retirado do Projeto Zapt "O [zaptlogs] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE/UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia", excerto retirado do blog coletivo da pesquisa da Suzana, que era o [zaptlogs]. Bem, não vou explicar como funcionava exatamente, mesmo porque a Dissertação está disponível na biblioteca digital da UFRGS (é só clicar no link anterior e fazer a busca, pelo nome da autora ou pelo título do trabalho). Bem, mas este post é para mostrar que as coisas que vão nos acontecendo no dia-a-dia vão nos fazendo seguir por determinados caminhos...Até o início do projeto da Suzana eu pretendia analisar os discursos sobre a educação de jovens e adultos para pensar nos modos de estar sendo sujeito-aluno que estes discursos fabricavam, analisando, tb, as falas das professoras, dos alunos, etc. Um trabalho super importante de ser feito, sem dúvida. Como professora, e por ter trabalhado com EJA, esse é um assunto que me motiva e encanta muito; um tema politicamente muito importante de ser trabalhado. No entanto, ao ver a importância do virtual em nossas vidas, a centralidade destes meios para algumas pessoas, ao passar a achar estas discussões super interessantes de serem pesquisadas (modo de ver para a Internet aprendido durante o projeto, que nos desafiava a todo instante a nos relacionarmos com este "bicho papão" que, muitos de nós, consideramos que é a Internet e seus meios). O envolvimento nesta pesquisa, e as ricas discussões que a Suzana a todo instante levantava, assim como o acompanhamento dos blogs em que ela comentava temas (e ela fazia isso muito bem, pois é inteligente e escreve MUITO BEM)... é que foi o impulsionador para que eu passasse a me interessar pela cibercultura (tenho que ler sobre: cibercultura, virtualidades... as diferenças entre os conceitos, etc).Por que disse tudo isso? Porque é uma maneira de agradecer por ter chegado até aqui. É preciso refletir sobre o que, e como, estamos sendo hoje... mas sabendo que somos a intersecção de diversos pontos de passagem que se cruzam mutuamente... Pontos que nos fazem "ser" sujeito de modos específicos e ao mesmo tempo singulares.
Por tudo isso, O-B-R-I-G-A-D-A à Suzana e a todo o grupo da pesquisa!

*mensagem que escrevi inicialmente para o meu novo blog, Pensamento nômade.


[17:39] [ Viviane] [] [ | ]

Segunda-feira, Dezembro 13, 2004

[ Ao grupo de alunos! ]

#
O convite abaixo é para a apresentação do resultado de um trabalho coletivo.
A forma é a que normalmente se utiliza para as convovações. A divulgação é caminho para construir outros trabalhos!
Estou usando o endereço da Sônia para postar a mensagem.

Lembrem Há um colega esperando um comentário!
Abrços
Carmen

Sent: Thursday, December 09, 2004 11:34 AM
Subject: Convite para Assembléia do NEM dia 15 de Dezembro

Prezados Professores, Alunos, Servidores Administrativos e Membros do NEM

Convite para Assembléia do NEM

Data: 15 de Dezembro

Horário: das 8 às 10h e 30 min

Local: Auditório Mário Rigatto (4º andar da Faculdade de Medicina)

Pauta:

a) Espaço aberto para manifestações dos Chefes de Departamento;
b) Relatório final da COMGRAD/MED - biênio 2003/2004;
c) Prestação de contas PROMED/2004 - Ronaldo Bordin
d) Lançamento do Livro: "Prática Educativa em Medicina"
No dia 15 de Dezembro, será a última Assembléia do NEM ( Núcleo de Ensino Médico ) do ano de 2004.Pretendemos que seja um momento de reflexão e de abertura para que todos os chefes de departamento, professores, alunos e demais representantes apresentem suas manifestações.Queremos que todos tenham oportunidade de expor suas idéias, suas soluções para o desafio de mudar o ensino da graduação. Este é um convite para que cada chefe de departamento e/ou seus professores envolvidos no estudo do futuro das suas disciplinas, apresente a este público interessado em ouvir e contribuir com sugestões, para que no próximo ano, com uma nova equipe, o trabalho do NEM se renove e consolide o que for considerado avanço e benefício para os novos alunos.

Contamos com a presença de todos!!
Profª Elaine Fortis ______________________ Prof. Waldomiro Carlos Manfroi
Coordenadora da COMGRAD/MED__________Diretor da Faculdade de Medicina


[18:45] [ Sônia] [] [ | ]

Quinta-feira, Setembro 23, 2004

[ Projeto [zaptlogs] ]

#
O [zaptlogs] foi um projeto de pesquisa sobre a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, realizado no período de junho/2003 à junho/2004 na FACED / UFRGS.

No [zaptlogs] foi construído um ambiente virtual por meio de weblogs interligados, sendo este o principal ambiente de interação e formação de uma comunidade de pesquisadores que, ao mesmo tempo, aprendem, ensinam e pesquisam, inserindo as TEI no seu trabalho.
Optei pelo uso de weblogs, por considerar que este formato de publicação na rede mundial de computadores apresenta características que o tornam um suporte ideal para o desenvolvimento de processos cooperativos com autoria e autonomia.

O projeto [zaptlogs] deenvolveu-se conectado ao objetivo geral de minha proposta de mestrado que foi investigar a constituição e o desenvolvimento de comunidades de pesquisadores, analisando e interpretando as contradições em movimento neste processo, a fim de contribuir para a construção de alternativas para a formação de educadores autores e autônomos no trabalho com tecnologias educacionais informatizadas.

O projeto terminou suas atividades/oficinas em maio/junho de 2004, porém seus subprojetos encontram-se em pleno funcionamento (ver links projetos do grupo). A dissertação, Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, foi defendida em 22/07/2004, às 14 h, na sala 703 da FACED, tendo por banca os professores doutores Augusto Nibaldo Silva Triviños (UFRGS), Lucídio Bianchetti (UFSC), Marlene Ribeiro (UFRGS) e Tania Raitz (UNIVALI).
O ambiente permanece para consulta e pesquisa e eu deixo meu abraço e o reconhecimento a tod@s que foram e ainda são parte desta caminhada.

Mapear é uma proposta que é difícil ou mesmo impossível, considerando o campo investigado. Todavia, não desisti de mapear, entendendo este mapear como processo. Procurei localizar o meu mapa dentro da totalidade investigada, considerando toda a zona de sombra, de territórios desconhecidos, porém, clareando e mapeando uma rota possível. Uma rota que se insere, orientada, dentro desta totalidade e que descobre inícios de trilhas que podem ser pontos de partida, links para explorar a região de sombra.

Deixo meus mapas marcados, quem quiser pode me seguir. Andando ou correndo pelas trilhas, fluindo pelos links, considerando os meus passos e fazendo suas opções. Conferindo os mapas, pois eles não são permanentes.


                                                                                    Suzana Gutierrez


[22:52] [ Su] [] [ | ]

Segunda-feira, Agosto 30, 2004

#
Gaiolas e Asas
Rubens Alves


"Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar.
Pois ontem, de repente, esse aforimo me atacou:
Ha escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixam de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são os pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer,
porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado."



[09:07] [ Daisy] [] [ | ]

Sexta-feira, Julho 16, 2004

#
[Atividade do TRAMSE]


                              Colegas do TRAMSE!


      Na próxima quinta-feira, dia 22/07, estaremos recebendo a Profª Drª Tania Raitz e o Prof. Dr. Lucídio Bianchetti para uma atividade do Núcleo de Pesquisa. Em meu nome e no da Profª Marlene Ribeiro, Coordenadora do TRAMSE, convido todos e todas para estarem conosco e convidarem à quem julgarem que este encontro possa interessar.
      Em especial, saliento a importância desta atividade para orientandos e orientandas em momento de elaboração de projetos e de relatórios de pesquisa.

                              Carmen

CAMINHOS DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO

Coordenação: Profª Drª Marlene Ribeiro
Convidados:   Profª Drª Tania Raitz (UNIVALI)
                     Prof. Dr. Lucídio Bianchetti (UFSC)
Data: 22/07/2004
Local:sala 703 da FACED / UFRGS
Hora: 9 h



[17:48] [ Su] [] [ | ]

#
[Redes sociais como redes de sentidos]


   No Many to Many, Clay Shirky concorda com Peter Caputa, quando este diz que os blogs são o centro das redes sociais e dos softwares sociais, mas discorda quando Peter considera que a troca de informações é o foco do processo nas redes sociais. Clay contrapõe que o centro da formação de redes sociais é o próprio movimento de formação das redes sociais. Justifica e, nisso, concordo com ele, que o conteúdo e a troca de informações, embora importantes, não são os únicos determinantes da leitura e da aceitação de um blog ou de formação de uma rede social.
   Um blog tem valor e se legitima, também, pelo seu contexto como totalidade. Assim, aquele post meio intimista, que fala do panorama da nossa janela, é essencial para que a nossa opinião sobre uma determinada teoria social faça sentido.
   Aqui, eu lembrei do texto da Janes (mesmo que vocês não saibam quem raios seja a Janes), onde ela traz Vygotsky + Marx para falar dos significados e sentidos do trabalho para os jovens que estudam e trabalham. Um texto semelhante à um trecho de minha dissertação, onde eu passo por Freire, Bakhtin e Marx para falar de sentido no contexto das relações estabelecidas por meio de weblogs. Um sentido que é histórico e que não se dissocia da rede de sentidos onde se insere.
   Esta rede de sentidos que é a estrutura central das redes sociais.


[15:15] [ Su] [] [ | ]

Terça-feira, Julho 13, 2004

#
[O que é gravidade?]

Durante o semestre de 2004/1 na disciplina Linguagem, Interação e Cognição, realizada na FACED/UFRGS, eu e mais três colegas fizemos uma pesquisa para saber o que as crianças pensam sobre o fenômeno da gravidade. Desta pesquisa resultaram duas páginas na internet: uma para as crianças e outra para educadores. Quem quiser saber mais clica aqui.


[17:55] [ Daisy] [] [ | ]

Sexta-feira, Julho 09, 2004

#
[Iniciação Científica - UFRGS]


Estão abertas as inscrições para o XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações pelos fones: 3316-4102/3209/3415, no site: http://www.ufrgs.br/propesq, ou pelo e-mail salao@propesq.ufrgs.br





[10:25] [ Su] [] [ | ]

[zaptlogs]

[equipe]

[blogoteca]

[atividades]

[zaptquests]

[zapt:sumário]