GeoURL

[Powered by Blogger]

Listado no Blogwise

Weblog Commenting by HaloScan.com

Creative Commons License

Locations of visitors to this page
Onde estão os meus visitantes?


Quarta-feira, Junho 30, 2004

#
[à deriva]


Escrevi tanto nos últimos tempos que agora quero só ficar aqui pescando.... no commnents...


postado por Su às [22:01 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Blogs, vozes e imagens mentais]


O Manifesto Cluetrain declara que as pessoas se reconhecem como tal pelo som de suas vozes. Quão verdadeira é essa afirmação… Existem coisas que são tão óbvias, mas nós tendemos a não pensar sobre as mesmas até que elas se tornem tão aparentes que fica difícil ignorar.
Eu venho lendo blogs por mais de dois anos, e blogando por quase esse mesmo tempo. Desde o começo, alguns aspectos dos blogs em relação às outras tecnologias me pareceram claros, enquanto outros eu só entendi quando eventos específicos trouxeram os mesmos para o primeiro plano ...segue

:: para ler depois :), pescado lá do Ronaldo.


postado por Su às [21:58 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[weblogs = portfólios]


Julie Lindsay desenvolve com seus alunos portfólios a partir deste projeto.


postado por Su às [15:41 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[RSS]


:: alguns feeds achados por aí:

Reuters (16 feeds)


The BBC (17 main feeds, and look for more on section pages)


The Washington Post (12 feeds)


Baltimore Sun (57 feeds)


The Christian Science Monitor (24 feeds)


The Boston Globe (13 feeds; 10 from the Globe, three from Boston.com, including "updated news stories" between editions of the newspaper)


ABC News (15 feeds)


The Telegraph (28 feeds)


The Scotsman (24 main feeds, but 574 total)



postado por Su às [15:29 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Levy e a complexidade]


Aprender em um mundo complexo, artigo de Pierre Lévy

   O que é a complexidade? Em primeiro lugar, essa idéia implica uma multidão incontável de circuitos causais entremeados a uma profusão de acontecimentos.
Pensemos, por exemplo, na interação das moléculas de ar que respiramos, no metabolismo de nosso próprio corpo, na vida da biosfera ou na história da cultura humana.
Os sistemas complexos são interligados por uma rede causal cujos anéis exploram as ordens de grandeza até uma interdependência definitiva e não conhecida.
   Em segundo lugar, a complexidade supõe uma grande variedade de indivíduos distintos organizados em hierarquias entrecruzadas de espécies e de superespécies, em um número potencialmente ilimitado.
As interações quânticas nos pensamentos, quando nos debruçamos com precisão e atenção suficientes sobre os acontecimentos singulares que interligam os indivíduos que povoam os sistemas complexos, permitem que descubramos que suas relações são essencialmente imprevisíveis, indetermináveis.
   Em terceiro lugar, a complexidade implica a noção de transformação ontológica, de mudança radical. Ela abrange não apenas o surgimento e o desaparecimento de indivíduos mas também o aparecimento de novos tipos de seres e a aniquilação de espécies inteiras.
   Essa impermanência radical conduz a diferenças de duração. Ela permite que subsistam, em meio ao domínio geral, pequenas ilhotas mais ou menos estáveis —memórias mais ou menos longas.
Hoje damos o nome de evolução a esse acúmulo do durável, ou a essa reiteração do reproduzível, que nossos ancestrais chamavam de criação.
   Em suma, os sistemas complexos são:
a) interdependentes; b) agitados por multidões variadas de indivíduos cujas interações são parcialmente imprevisíveis; c) suscetíveis a uma impermanência radical. Podemos acrescentar que a complexidade se torna maior na medida em que a unidade, a multiplicidade e a evolução são intensas.
   Ora, em todo lugar para onde dirigimos nosso olhar com acuidade e perseverança suficientes, o mundo no qual vivemos se revela complexo.
Não é a atividade simbólica de nossos sistemas cognitivos de primatas falantes aquela que torna continuamente mais complexa a matéria de nossa experiência palpável?
   Entretanto, entre o espírito e o mundo, é preciso excluir qualquer relação de simetria simples, qualquer relação na qual uma substância (o pensamento ou a matéria) refletiria sua complexidade na outra, como um espelho.
   Longe dessa transparência total, a evolução de nossos ecossistemas de idéias se ergue sobre um fundo de obscuridade, de opacidade e de desconhecimento inextirpável que se deve à finitude humana.
Por isso mesmo, porém, ela também aponta para uma possibilidade aberta de aprendizagem, um horizonte de formas e de relações que recua indefinidamente em um meio de interdependência cada vez mais amplo.
   A aprendizagem faz crescer a complexidade cognitiva em todas as direções do espaço do sentido.
Como a compreensão da interdependência —a visão da unidade— é uma dimensão essencial da complexidade cognitiva, segue-se que ela favorece a aprendizagem.
É por essa razão que o descanso do espírito na simplicidade —ou na contemplação— sempre foi um acompanhamento essencial dos aprendizados humanos mais elevados.
   O recolhimento do espírito nos permite recordar as partes de nossas experiências que extraímos por erro de interdependência, interligar os conhecimentos e os seres que tendemos a separar por razões práticas.
Mas, além do indivíduo, o que seria uma meditação da inteligência coletiva?
Que exercícios coordenados de pensamento, que novos instrumentos científicos, que instituições sociais nos levarão a viver a experiência da unidade, da simplicidade e da elegância da dança das idéias que anima o mundo humano? A evolução cultural ainda não foi concluída, longe disso!
   Portanto, tanto em escala individual como no nível coletivo, cultivemos a coordenação (a unidade), a diversidade (a multiplicidade) e a força durável (a evolução) de nossos atos cognitivos.
Nesse caminho de aprendizagem, avançaremos no rumo certo quando visarmos o conhecimento intuitivo de nossa própria natureza. Com toda a simplicidade. (Tradução de Clara Allain)

Pierre Lévy é titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva da Universidade de Ottawa e membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades). Artigo publicado no caderno ‘Sinapse’ da ‘Folha de SP’ em29/6/2004.


postado por Su às [12:02 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[BloGTK (for Linux)]


O BloGTK é uma alternativa interessante, interface simples, fácil de usar/configurar e bem bonito. Escrito em Python e PyGTK é o meu software preferido, pois, além de me oferecer tudo que preciso, atende quase por completo todas as minhas necessidades. Como o seu autor, ao que me parece, possui um blog usando o Wordpress, este é um dos sistemas em que se encaixa perfeitamente. [segue no Linux Rápido]

:: parceirinho linux do wbloggar. Peguei a dica do Sérgio.


postado por Su às [00:06 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Terça-feira, Junho 29, 2004

#
[diversas]


De Dan Bricklin um software para fazer e manter feeds rss. ---> para testar :) ListGarden 1.0.

Transcrição do chat com Bernie Dodge na NECC - blogs + webquests

Uma linha do tempo das teorias evolucionistas - Timeline of Evolutionary Thought - de 1700 a 2000. É um OA da Merlot.


postado por Su às [23:30 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[enfim!]


Entregue na secretaria, em mãos para um dos professores da banca e para a minha orientadora. E... dia 22/07 .......... para a defesa.
Estou mais leve :) e cheia de planos...


postado por Su às [22:44 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Segunda-feira, Junho 28, 2004

#
[uma verdadeira Smartmob]


Em Portugal, uma mobilização política, conforme a mensagem recebida de Célia Quico, a qual publico na íntegra:

Olá Suzana,

sou leitora regular do site "Smart Mobs" e hoje não pude deixar de reparar num post seu, relativo à invasão brasileira do Orkut - também são boas notícias para todos os que falam a língua Portuguesa :-)

Gostava de dar uma dica para o seu blog e para o site Smart Mobs:
- ontem em Lisboa foi convocada por SMS uma manifestação espontanea de populares contra a nomeação de Santana Lopes (actual presidente da câmara de Lisboa e número dois do partido principal no Governo - PSD ) para primeiro-ministro, em resultado do convite a Durão Barroso (actual primeiro ministro) a assumir a presidência da Comissão Europeia. Mais de 2500 pessoas protestaram contra a nomeação de Santana Lopes, frente á residência oficial do Presidente da República Jorge Sampaio, em Belém.

Portanto, uma verdadeira Flash Mob com motivação política - julgo ser a primeira vez que tal acontece em Portugal.

Mais informações em:
http://sic.sapo.pt/index.php?article=2314&visual=3&area_id=1
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=352114

Meu nome é Célia Quico, trabalho como gestora de projectos multimedia e TV Digital para a PT Multimedia (do grupo PT, do qual também faz parte o operador de telemóveis Vivo) e estou a iniciar os meus estudos de doutoramento na área de Ciências da Comunicação/ Audiovisual e Multimedia - o tema é "Cross-Media: desenvolvimento de produtos e serviços interactivos que conjuguem TV Digital, Mobile e Internet com base em metodologias centradas nas necessidades e preferências dos utilizadores".

Estou ao seu dispor se alguma vez necessitar de informações, dicas e etc deste lado do Atlântico.

Os melhores cumprimentos,

Célia Quico

-----

Publiquei, também no SmartMobs.


postado por Su às [10:00 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sábado, Junho 26, 2004

#
[café da manhã]


Ontem foi um dia quase tranqüilo. Consegui alinhavar a minha banca para a defesa. Dia provável: 23/7, dependendo da COMPÓS.
Preciso apenas terminar aqueles formulários e contatar com Lucídio e Tania, para acertar a vinda deles. Isso farei segunda-feira, depois de fechar a coisa toda lá na UFRGS.

Enquanto isso, estou lendo as notícias no Sharpreader e, como tenho algum tempo antes de terminar umas tarefas da disciplina que ainda estou fazendo, pretendo blogar umas coisinhas. Ontem li a notícia onde "dizem" que o Bill gates pretende ser um novo blogueiro na rede. Saiu no The Seatle Times e completa aquela entrevista onde ele diz que os blogs serão muito importantes para os negócios...
Blogs de famosos são sempre meio duvidosos, no sentido da autoria.

Continuando as leituras aqui, resumo aqui algumas coisas que guardei para ler/fuçar depois.

:: Encontrei um artigo de Mark Bernstein, intitulado 10 Tips on Writing the Living Web, onde ele fala do desafio que é escrever para/na web e descreve 10 pontos importantes a serem considerados.

:: Um misto de blog, rede social e lista de discussão, o Funchain, que tem uma carinha de yahoogroups, permite que se crie um blog e se convide amigos. O site é em inglês.

:: Aqui, Joi Ito fala sobre a fidedignidade dos posts e coloca a questão deles serem, antes de tudo, o início de uma discussão. Eu penso que qualquer post poderá ser um início de discussão para alguém e, em relação a fidedignidade penso que isso se faz na dinâmica e na dialética do processo de discussão.


postado por Su às [09:38 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sexta-feira, Junho 25, 2004

#
[as redes sociais]


Assim como tem o Orkut e o Friendster, agora tem o Dogster. E já começou por lá a invasão brasileira:

Y'shana e Eric.

update [22:40]: Já tem quatro cadelinhas na rede do Eric .... !!!


postado por Su às [13:15 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Quarta-feira, Junho 23, 2004

#
[na Faced]


O sol bate em cheio na escola rural. Daisy testando a câmera e eu com a maior cara de louca :)
Louca, mas feliz! Foi no dia em que coloquei o ponto final do ponto final na dissertação.
Mas não na pesquisa...


postado por Su às [20:22 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[nasceu o WARAM !]


Software Livre da Prefeitura de São Paulo.

Warã é o espaço das reuniões, discussões e decisões, envolvendo todos os homens adultos da comunidade Xavante. Fisicamente é o local, no centro do semicírculo da aldeia, onde acontecem todas as reuniões e cerimônias.

...

[...] estudamos algumas ferramentas utilizadas para a publicação dos populares weblogs e com funcionamento muito adequado à publicação simplificada. Adaptar rapidamente um blog para o uso seria se preparar para um cenário de construção de ferramentas e/ou atalhos malandrinhos, mantendo a necessidade de reestruturar a lógica ou de adaptá-la.

Mas, ao criar uma nova ferramenta, teríamos sim um desafio. Vários caminhos levam à cara na parede. Ao nosso lado, tínhamos a vantagem de um núcelo com experiência prévia de trabalho em equipe com essa natureza e a certeza de que valia à pena reestruturar a equipe para que trabalhasse de forma colaborativa.

No entanto, teríamos a chance de construir uma ferramenta leve e dinâmica com um foco claro: experiência de uso. A idéia é aproximar a ferramenta do trabalho do dia-a-dia. E usar a estratégia da simplicidade para resolver grandes problemas. (por andré passamani)


:: saiba tudo sobre o WARAN

Parabéns André !


postado por Su às [11:09 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Leonel Brizola]


..... na Agência Carta Maior

Leonel Brizola cometeu todos os erros políticos que pode cometer um homem público, mas ninguém o excedeu em patriotismo. Dele guardo, como a mais forte das recordações, a de sua chegada a Montevidéu, em maio de 1964, depois de atravessar a fronteira – já bastante fria, naquele tempo – vestido com uma japona militar. Era, então, um jovem de 42 anos, que já cumprira toda uma biografia política e percorrera invejável trajetória pessoal.
Dois dias depois de sua chegada, reunia-se aos exilados, para dizer-lhes duas coisas importantes. A primeira delas era a de que, em conseqüência do golpe, não havia ali diferenças. Éramos todos brasileiros no exílio, qualquer tivesse sido a nossa situação no governo que caíra, o que nos impunha solidariedade natural entre todos. A segunda era a sua esperança: nós voltaríamos. Não iríamos morrer no exílio. .......segue [Mauro Santayana]

A vida e a trajetória política do líder trabalhista deixam ensinamentos para entender a realidade do país. Ensinamentos sobre a história do Brasil, sobre a luta da esquerda para tentar construir uma nação diferente e sobre fatores que ajudam a explicar o fracasso dessa luta. .......segue [Marco Aurélio Weissheimer]

Leia este perfil de Leonel Brizola escrito pelo político, educador, antropólogo e romancista Darcy Ribeiro, morto em 17 de fevereiro de 1997. Ribeiro concorreu como vice-presidente na chapa do líder do PDT em 1994. .......segue [Darcy Ribeiro]


postado por Su às [10:39 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[comunidade brasileira cresce no Orkut]


Acredito que hoje ainda a comunidade brasileira será a maior do Orkut. O que isso quer dizer? Ainda é cedo para ter uma conclusão :)



postado por Su às [09:34 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Terça-feira, Junho 22, 2004

#
[Projeto TôLigado]


   A socióloga e professora Maria Cristina Martins desenvolve o Projeto TôLigado, na EE Nicola Mastrocola, em Catanduva SP, com alunos do ensino médio. No TôLigado, são desenvolvidos projetos com temas que vão desde a vida e obra de Mar e Paulo Freire até questões sociais abrangentes como Exclusão, Violência, Poder, Voto, etc. Maria Cristina pensa em trabalhar também com blogs nestes projetos.

   É possível ver relatórios dos projetos em EE Nicola Mastrocola.


postado por Su às [11:06 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Segunda-feira, Junho 21, 2004

#
[lá se foi o velho Briza]


e deve estar um alvoroço danado no lugar onde ele chegou. A estas alturas ele já deve ter sondado quanto falta para a próxima eleição e à qual cargo ele pode se candidatar. ...Ah... não tem eleição? Ih, tanto pior. Ele já deve estar alinhavando algum movimento.
Eu cresci vendo o Brizola politicando, como dizia a vó. Na família, ora apoiavam, ora o xingavam até a quinta geração. Meu primo tinha um gato chamado Leonel em homenagem. Amando ou odiando, ninguém ficava alheio à existência dele.
Lembro de um debate, numa das campanhas políticas, onde ele, como sempre, não deixava os outros falarem. Um dos candidatos, na sua saudação final, disse, num jeito cansado: - Agradeço ao digníssimo Fulano, ao destacado Beltrano e ao insistente Eng. Brizola...
Acho que foi um adjetivo perfeito. Não creio que ele vá descansar ou, pelo menos, penso que acabou o descanso eterno de um monte de gente :)


postado por Su às [23:47 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Eles querem viciar]


Em entrevista exclusiva, Richard Stallman, um dos pais do software livre, defende o brasileiro Sérgio Amadeu, alvo da Microsoft

Rafael Evangelista

Se alguém goza de prestígio dentro da comunidade de software livre seu nome é Richard Stallman. O próprio Linus Torvalds, o pai do Linux, coloca-se na posição de um simples engenheiro e chama Stallman de "grande filósofo". No início dos anos 80, Stallman sistematizou os princípios básicos da filosofia de compartilhamento e liberdade contidas no movimento software livre. Liberdade para usar, alterar, copiar e distribuir tornou-se um mantra para aqueles que escrevem códigos de computadores mas também teve um efeito explosivo para toda a produção cultural. O chamado copyleft (antônimo do copyright) está se transformando em utopia possível para toda a produção alternativa e libertária.

....... segue Publicado em Porto Alegre 2003: 21/06/2004




postado por Su às [23:32 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[sharpereaderzando...]


:: para o pessoal da EF --> rss feed para acompanhar as notícias sobre Wimbledon pela BBC.

:: Outra coisa sobre a qual eu não havia falado e que vem agitando a blogosfera durante os últimos dias é o fechamento da hospedagem gratuita de weblogs na weblogs.com. David Winer, um dos pioneiros da blogagem, vem sendo apedrejado desde que tomou esta decisão. Deve ser difícil manter serviços gratuitos em espaços onde tudo se vende. Se bem que gratuitos não seria bem a palavra. A parte gratuita divulga e promove os serviços que são pagos, logo, ela paga de certa forma o que recebe.
   Porém, circulam rumores, muitos se perguntam o que há de errado com Winer, outros especulam, mas David nega que tenha cancer e deixa um recado gravado. Enquanto isso, usuários da weblogs.com compreendem ou xingam.


postado por Su às [15:59 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[de todos os mistérios possíveis]


   Se eu pudesse perguntar ao meu avô, ele certamente responderia:
   -Este troço tem um diabo...

   Pois é, faz um mês quase que a minha impressora se recusa a imprimir documentos por trechos. Imprime só a página atual ou todo o documento. Pois é, minha dissertação tem exatas 248 páginas, que eu não gostaria de imprimir de uma só vez.
Hoje, meu segundo dia de impressão, a impressora voltou a imprimir por trechos.

   Não, vô, nada de diabo. Acho que ela incorporou o meu anjo da guarda em pessoa.

   Agora..., por mais que a tecnologia evolua, ainda precisamos, de vez em quando, tentar aquele último recurso: dar um pontapé de jeito na coisa. Até HD patinando encaixa com um sopapinho de leve no CPU. mas não abusem da sorte...


postado por Su às [14:15 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[segredos]


   Instantes atrás, estava respondendo uma mensagem na qual uma colega comentava as suas intenções de pesquisa e a possibilidade de fazer um diário de campo usando um blog, mas que seria um local onde não poderia escrever tudo sobre sua pesquisa. Entendi as razões dela porque sei como é a questão da novidade na pesquisa na academia. A tal novidade faz com que estudos sejam guardados a sete chaves e vão para a cova com seus autores, caso eles morram antes da publicação. Já ouvi nos meios acadêmicos papos do tipo:
   - Coitada da Fulana... Perdeu ontem o doutorado dela, já quase no fim. Um cara publicou exatamente a tese que ela vinha desenvolvendo nos últimos três anos. Vai ter de mudar tudo!
Pra começar eu duvido da existência de dois trabalhos iguais, mesmo que a tese seja a mesma. E penso ser uma perda se um deles deixar de ser publicado    porque alguém já publicou a mesma tese. São outros olhos, outras referências, outras formas de ver a mesma coisa. Em tempo, espaço, ritmo e subjetividade, tb.
   O conhecimento é bem humano e um bem que não se esgota e que se alimenta quando compartilhado. Uma tese só teria benefícios se fosse compartilhada, se recebeste aportes de diversas fontes. Mesmo que resultasse em vários trabalhos que, embora sob a mesma tese, certamente trariam pontos de vista diferentes.
   Além do que, se tu vais blogando sobre tua pesquisa, isso já é uma publicação :)


postado por Su às [14:05 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#


Uma argentina de meia idade contando o dia-dia. Muito legal ! Ficção? Sim, mas, também, não.

El amor viene en envase de medio litro

Ayer a la tarde el Caio nos dio la noticia, un poco ruborizado, pobre: "Mamá, papá, tengo novia, y esta vez vamos en serio". ¡Ay, corazones, qué alegrón más grande que me bajó por el esófago! El Zacarías, que cuando se emociona es un bruto, le palmeó la espalda al Claudio y casi le hace escupir un pulmón. "Y eso no es todo —nos dice después de toser—, la invité a cenar esta noche".

Había poco tiempo para prepararlo todo. Lo más importante en estos casos es que parezcamos normales, [...] ....... segue



postado por Su às [09:31 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
foto do Burburinho
[rosa gauditano]


Há mais de dez anos fotografando índios, Rosa conta que o interesse pelo assunto surgiu quando foi fazer a cobertura jornalística do Encontro de Altamira, no Pará. Desde então não parou mais de documentar o que chamamos genericamente de índios brasileiros, mas que na verdade são mais de duzentas etnias falando cerca de cento e setenta línguas diferentes. .......segue [por Nemo Nox]



postado por Su às [09:17 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Domingo, Junho 20, 2004

#
[um blog bem interessante que já sindiquei]


Descobri lá na Raquel e apresento, em dois posts, o Marmota:

A rádio que toca “las bitácoras”
Não é novidade pra ninguém a influência dos blogs em Portugal - por lá, a imprensa já fugiu da simples definição do “querido diário"; universidades fazem encontros sérios para discutir o tema; sem falar que já existem pelo menos dois livros que tratam o assunto de maneira séria, coisa que particularmente sinto falta no Brasil. Parece que blog ainda é brincadeira de adolescente. .......segue

Marmota Pergunta
Vamos finalmente diluir os resultados da nossa última enquete, a respeito do inorkutil - batizado pela Veja desta semana como a “gincana da popularidade” (em matéria que, convenhamos, limita-se a fazer como as milhões que só apresentam o brinquedinho). .......segue


postado por Su às [11:49 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#


Agilmente, eles descobrem o potencial e vão privatizando...

Blogs… social networks… RSS readers… syndication … the tools of social media are creating powerful new business opportunities, but to take advantage, technologists, professionals and investors need to understand this new, fast-emerging technology and the unique language it uses.

rss do blog


postado por Su às [11:31 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Open Acess para publicações científicas - uma análise das barreiras à mudança]


por Bo-Christer Björk


Resumo


Um dos efeitos da Internet é que a disseminação de publicações científicas, em poucos anos, migrou para formatos eletrônicos. As relações de negócios entre bibliotecas e editores para comptrar e vender conteúdo, apesar disso, não mudou muito. Em protesto contra os altos custos de subscrição para publicações, cientistas iniciaram o Acesso Aberto (Open Acess - OA), repositórios de documentos eletrônicos e jornais, que distribuem informação científica livremente. Apesar da concordância entre acadêmicos que o OA poderia ser o modo ótimo de distribuição para resultados de pesquisa financiados por recursos públicos, estes canais ainda se constituem num fenômeno marginal no sistema acadêmico global de comunicação. Este texto discute, em vista das experiências dos últimos dez anos, as muitas barreiras que impedem a rápida proliferação do OA. A discussão é estruturada de acordo com os mais importantes canais OA; jornais científicos para publicação primária, repositórios institucionais de assuntos especializados para publicações secundárias e paralelas. Também discute os tipos de barreiras, que podem ser classificadas como constituindo-se de estruturas legais, de infra-estrutura tecnológica, de modelo de negócios, serviços de indexação e padronização, sistema acadêmico de revisão, marketing e massa crítica.

:: texto completo - em Inglês


postado por Su às [11:17 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sábado, Junho 19, 2004

#
[diversas...]


:: Blogs Business World
:: Link and Citations
:: Why web journals suck?
:: Well-designed weblogs
:: Scholars who blog

update:

:: What's So Great About Blogs? comenta:
:: Meet Joe Blog - por Lev Grosman (Porque mais e mais pessoas estão buscando notícias em sites amadores chamados blogs?)

:: RSS e Atom - Jonas Galvez


postado por Su às [13:38 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[A grande farsa da literatura]


Rodrigo D’Almeida Bertozzi para a Agência Carta Maior

Vivemos a grande farsa, fingimos que conhecemos os assuntos por meio das migalhas jornalísticas televisivas que nos chegam, para esconder a preguiça intelectual. Esta fratura intelectual representada pela falta do hábito da literatura altera o potencial criativo, atrofia a visão de mundo e nos torna presas fáceis para o engodo imposto pela mídia.

Para que ler se temos filmes? Para que nos informarmos se podemos consumir pequenas notas na internet? Por que nos enfronhar nas grandes questões humanos se isso traz a melancolia? Outro fator fundamental para entender esta grande crise que atravessamos é a superespecialização das profissões impulsionadas pela concorrência, obrigando os profissionais a estarem somente atentos a sua profissão e à atualização da mesma, ficando em segundo plano a formação de uma visão mais sistêmica que poderia ser obtida por meio da literatura.

O marketing bem trabalhado pelas editoras nacionais, impulsionados pela força mundial dos best-sellers fez com que o domínio do mercado nacional seja de obras americanas ou de autores anglo-saxões. É mais fácil comprar os direitos autorais de uma máquina em andamento do que investir a fundo perdido em um autor desconhecido. Ou seja, nem sempre o que move a indústria do livro é a qualidade, mas o potencial do produto. Na visão de Pierre Lepape, autor francês, o livro não tardou muito a submeter-se às normas da gestão industrial e da rentabilidade financeira com a visão do lucro predominando sobre a arte.


:: ler


postado por Su às [13:03 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Consulta temática já está no ar!]


Já está disponível no site www.consultafsm.org.br, o questionário-consulta que inaugura o processo de preparação para o V Fórum Social Mundial, que ocorrerá em Porto Alegre, Brasil, entre 26 e 31 de janeiro de 2005. Mudanças importantes marcam esta nova etapa do processo FSM e, para isso, a participação de todos e todas é fundamental. Por meio deste questionário-consulta, serão identificados que lutas, questões, problemas, propostas e desafios as diversas organizações que participam do processo FSM consideram importante discutir no FSM 2005, e que atividades pretendem desenvolver em Porto Alegre.

Em 2005, busca-se manter a diversidade do evento e transformá-lo num espaço cada vez mais capaz de facilitar as articulações e ações comuns entre os que dele participam. Para isso, é preciso aperfeiçoar tanto o processo de definição das “grandes atividades” (conferências, painéis, testemunhos e mesas de diálogo e controvérsias, definidas pelo Conselho Internacional) quanto a inscrição de centenas de oficinas e seminários, que podem ser propostos por qualquer entidade inscrita para o encontro. Veja a seguir algumas das novidades do processo. [:: leia mais]


postado por Su às [12:28 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Quinta-feira, Junho 17, 2004

#
[tempo pirado]


Um dia estranho demais. Calor de verão e sol muito quente. Na sombra, muito frio. A quadra de volei foi ficando molhada ao longo da aula. No final, todo mundo já escorregava. Isso tudo enquanto o sol se levantava no horizonte e o dia esquentava.
Ao meio dia, muito quente na Redenção, sol a pino, sem chances para quem estava com muita roupa.
Depois do almoço nem deu para descansar, sirene e treinamento de incêndio. Desta vez não foi preciso quebrar o lacre da saída do Rancho. "Escoamos" todos conforme o combinado. O carrinho de bombeiro de faz de conta que eles mandam para o treinamento foi devidamente vaiado. Mas, desta vez foi tudo surpresa mesmo. Sem aquela fogueirinha denunciadora no meio do pátio.
A chuva acabou com a minha aula de tarde. Forte e sem dar tempo quase de correr. E a gurisada muito contrariada. Aula de cama elástica não dá para perder. Uma pena não termos locais cobertos para as aulas.
Amanhã, reta final na dissertação. Quero entregar na próxima semana.


postado por Su às [21:17 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Segunda-feira, Junho 14, 2004

#
[dia inteiro de faxina]


Faxina intelectual :) Estou garimpando e limpando tudo que é possível no texto da dissertação.

Enquanto isso, olho esta página que se expande e se contrai ao sabor das fotos publicadas no SENT. Muito legal :) Pena que daqui a pouco vá para os arquivos.


postado por Su às [22:43 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Domingo, Junho 13, 2004

#
[Academia]


O povo da academia é muito inseguro. Minha teoria é que a maioria deles estiveram protegidos por muito tempo, e que não têm nenhuma idéia como o mundo trabalha.

O valor atual de um professor é medido frequentemente por quanto dinheiro pode atrair. Se necessita de muito dinheiro ou não é irrelevante. Eu não me queixo do sistema, mas esta é uma parte dele que as pessoas não costumam comentar.

Eu fiz muitos textos ruins, revisões mal preparadas. Eu desejo realmente que os textos sejam postos on-line, ao mesmo tempo que são publicados em papel. Isso incentivaria o trabalho de quem escreve.

a pesquisa acadêmica é importante?

posts bastante polêmicos de Daniel Lemire.


postado por Su às [11:35 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[diversas sobre weblogs]


:: Um leitor de blogs personalizável. [Blogory]

:: El “Weblog” es un diario personal en línea. El fenómeno de los “Weblogs” o “Blogs” como se los conoce coloquialmente, hizo su aparición a finales de los 90. Estos se actualizan con regularidad, como se hace con los diarios de papel (varias veces a la semana) y por lo general, se enfocan en un tópico o área especifico que tiene interés para quién los escribe. [artigo básico sobre weblogs de Glen Bull, Gina Bull and Sara Kajder - Eduteka, 8 jun 2004]

:: Blogs to create engaging learning experiences - 5 jun 2004, por Maish Nichani.


postado por Su às [11:21 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
imagem do SENT
[SENT phonecam Art show]


Site que publica fotos provenientes de telefones móveis, assim que as imagens forem capturadas e enviadas.

Quer contribuir?

Mande sua foto para submit@sentonline.com

As imagens serão publicadas numa página principal, randomicamente, como esta imagem aqui ao lado e numa galeria que exporá todas as fotos. Existe, também, uma divisão que publica imagens de artistas convidados.

Cresce o encorajamento ao uso dos telefones móveis: a Nokia promoveu um concurso de fotos na Espanha
.


postado por Su às [10:54 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[It's about freedom]


If your passion is to create culture – if you are a writer, a musician, a creator of video or videogames, a programmer of software, an instigator of online community – you face a legal, political, and technical assault on your right to innovate. But at the same time, you have the use of the most powerful tools for cultural production since the Gutenberg revolution. {Howard Rheingold, in SmartMobs
Interessante ler o discurso de Howard para os formandos da Stanford's Communication Department.





postado por Su às [10:46 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sábado, Junho 12, 2004

#
[está muito friooooo]


Previsão do tempo:

- A frente fria se desloca para Santa Catarina e o Paraná.

Oba... - pensei. Vai esquentar por aqui. Mas a alegria durou pouco.

- No Rio Grande do Sul está chegando uma massa de ar Polar.

(só podia ser Polar)...

Pois é, ela chegou... E sabe como é. Se é Polar, no export!
Portanto, é hora de baixar todos os pelegos, ligar todas as estufas e, se não resolver, ir para baixo das cobertas.


postado por Su às [23:32 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Fim]


Consegui colocar o ponto final. Agora só faltam as revisões, formatações e marcar a defesa. Acredito que resolvo isso tudo nesta próxima semana e em Julho... vida nova :)


postado por Su às [14:03 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sexta-feira, Junho 11, 2004

#
[rápidamente...]


:: Google is considering renewing support for the popular RSS Web publishing format in some services. Along with rival Atom, RSS is a leading candidate to form the basis of an industry standard for a new style of Web publishing that lets readers easily compile news headlines on the fly. [News.Com]


postado por Su às [10:55 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Quinta-feira, Junho 10, 2004

#
[News Video-daily]


A televisão por RSS. Clips de notícias que podem ser vistas usando real audio. [espie] Peguei esta por RSS, via Pontomedia.

Justo no momento em que ando listando as tendências, a convergência e hibridação das tecnologias pega velocidade. Como?

Mobilizações Inteligentes

telefones móveis e música

Audacity is a free audio editor. You can record sounds, play sounds, import and export WAV, AIFF, Ogg Vorbis, and MP3 files, and more.


postado por Su às [09:32 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Saiba tudo que aconteceu no 5o. FISL]


Participar do maior evento da comunidade nacional do software livre é uma experiência indescritível, e quem não pôde estar presente à edição deste ano deveria começar desde já a planejar a viagem do ano que vem. Mas para satisfazer parte da sua curiosidade e instigar ainda mais o arrependimento por não ter estado presente, veja abaixo o link para as notícias que publicamos diretamente do evento:[segue...]

:: fonte: br.linux.org


postado por Su às [09:06 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Quarta-feira, Junho 09, 2004

#
[dormindo]


Não sem nenhum sentimento de culpa, mas... é um prêmio que mereço pela semana submersa. Hoje, não resisti a aula de futebol com os meus tão comportados guris e estou acabada. Isso depois de horas em pé na formatura alusiva ao dia D. O Batalhão Suez em peso, desfilando e distribuindo medalhas. Foi um daqueles dias nos quais eu gostaria de ter uma câmera digital.


postado por Su às [17:51 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Domingo, Junho 06, 2004

#
[FISL - notícias quentes]


   E muito bem comentadas. Dica ótima do Felipe para ler o Murilo:
Lessig, Maddog e Gilberto Gil no 5 FISL
- Está lançada a "Reforma Agrária da Propriedade Intelectual"

O dia hoje no FISL aqui em Porto Alegre esteve voltado para a sessão do fim do dia no auditório grande: o debate "Creative Commons". Desde cedo era grande a movimentação na central de Cultura Digital do MinC - uma saleta no local de exposições que pude testemunhar ter se prestado a todo tipo de compartilhamento, em vários formatos: estúdio, sala de reunião, dormitório hacker, telecentro comunitário, depósito de equipamento, e até stand da Creative Commons. Havia também uma certa tensão no ar pela notícia de que o ministro Gil chegaria atrasado em função de uma reunião com Lula. [segue]


postado por Su às [12:54 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sábado, Junho 05, 2004

#
[FISL]


Enfim alguma notícia! Eu aqui presa e sem saber quase nada do que está rolando no Forum Internacional de Software Livre (FISL). Quero dizer, rolando nos capilares secundários :) Mas, eis que chega uma mensagem do maratz:
Ronaldo Lemos e Joaquim Falcão (Direito - FGV), William Fischer e Lawrence Lessig (Direito - Harvard), Gilberto Gil (MinC), John 'Maddog' (Linux), Andre Midani (ex-Warner), Marcelo Tás (TV Cultura) Marcelo D'elia (FISL), Hermano Viana e Claudio Prado!!!!!

Eles apresentaram a licença Recombo! Licença inspirada na proposta de produção midiática colaborativa lançada pelo grupo re:combo!!!

Destaco alguns trechos:

Douto professor da FGV relacionando as cartas de américo vespúcio, liberdade de uso, produção de conhecimento e informação e a América!

Douto professor de Harvard fala de liberdade e da sua perda de sentido nos EUA e pede ajuda a uma plateia repleta de geeks e estudantes brasileiros

Marcelo Tás comemora um momento de mudança de paradigma. Ironiza a situação anti-stablishment e alerta para o risco de encararem um movimento globalizante como um ato de nacionalismo protecionista.

Pra terminar: em setembro a Wired encarta com a revista um cd com músicas licenciadas sobre a licença recombo!

Depois de tudo isso, show com o ministro e xerxes... cô de lô!

:: Licença Re:Combo

:: CNet - In Brazil, Microsoft decries Linux use
"If the country closes itself off again--as it did when it protected its information technology, 10 years from now we will wake up and be dominant in something insignificant," Umeoka told Reuters in an interview Wednesday. "My boss once said, 'Irrelevance is the beginning of the end"

:: Brasil e BBC caem no CC





postado por Su às [10:35 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Sexta-feira, Junho 04, 2004

#
[del.icio.us mesmo]


Uma maneira de anotar e socializar seus links. Basta se inscrever e adicionar alguns links aos seus favoritos. Depois, estando num site, é só usá-los para adicionar o link ou olhar os seus links adicionados. Podem ser criadas categorias e a coisa toda tem RSS. Os links adicionados saem na página geral :)

Olhem onde estarão os meus.

:: del.icio.us


postado por Su às [23:28 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[Flashmob Global]



A GFM #2, organizada na Rússia, com a participação do Canadá, USA, Nova Zelândia, Australia, Russia, Polônia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Estônia, França, ...

Adicione a sua cidade aqui. [Link] :: via Smartmobs


Parece que ainda rende.

Resta saber se é mais uma adesão da Rússia ao capitalismo ocidental. No caso, às agitações para consumo.






postado por Su às [23:13 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[em reta final]


Posts telegráficos e atualizações meia-boca é tudo o que está tendo nos meus blogs. Estou na reta final, texto quase pronto, espírito quase preparado. Quero ver se reviso tudo e entrego até dia 14. Defesa prevista: 10-15 de julho, por mim é claro :)


postado por Su às [09:55 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Quarta-feira, Junho 02, 2004

#
[um enorrrrrrrrrme banco de dados]


Preferências, hábitos, ligações, cabe tudo nos 1000 megas do Gmail. Já se discute a privacidade.

Restrições ao GMail, na Magnet

Esqueci de dizer que estou usando uma conta lá. Não tem muita diferença de outros e-mails de web, a não ser o espaço e os filtros. Eu tenho um pouco de resistência em ficar clicando links para ler mensagens. Mas estou testando :)

update: considerações interessantes estão neste artigo do Eric: Google e a polêmica da privacidade


postado por Su às [21:31 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



#
[mala suerte]


Um esquecimento lamentável fez com que eu gastasse os meus poderes na dança da chuva. Esqueci que hoje era a formatura do Dia da Infantaria, dia que só chove na hora do desfile e... sendo a infantaria a infantaria, isso não faz diferença. Tá um cinza chumbo lá fora e só choveu na roupa que eu deixei na rua. Ai ...

Vou para os livros...



postado por Su às [13:09 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]  



Terça-feira, Junho 01, 2004

#
[aweaweaweawe]


Estou aqui circulando pela casa e fazendo a dança da chuva. Tentando vencer o convênio dos generais com São Pedro que faz com que nunca chova nas quartas-feiras. awe awe awe aweeeeeeeee
De todas as coisas que menos quero, uma delas é levantar amanhã às 6 para a formatura no CM.

Os prazos são os prazos e o tempo ruge.... Ao menos se chovesse :(((((((((((




postado por Su às [22:45 [ link permanente ] [ comentários: 0 ] [ links para este post ]
[ | ] [google it] [del.icio.us.it]