Lives in Brazil/Rio Grande do Sul/Porto Alegre/Bela Vista, speaks Portuguese and English.

[bloglab]

[bloglab:colab]

blogroll

<< edublog list >>


arquivos


Junho 2003
Julho 2003
Agosto 2003
Setembro 2003
Outubro 2003
Novembro 2003
Dezembro 2003
Janeiro 2004
Fevereiro 2004
Março 2004
Abril 2004
Maio 2004
Junho 2004
Julho 2004
Agosto 2004
Maio 2005

rss :: atom

[Powered by Blogger]

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com




[geoblog]


Sábado, Maio 29, 2004

#
[as imagens falam...]


imagem capturada do site

http://www.dodgeball.com/

[Su] [09:17] [ link ] [ | ]

Sexta-feira, Maio 28, 2004

#
[diversas]


Dica do Pontomedia:

   - Cameron Marlow, estudante de doutorado do MIT responsável pelo Blogdex.net, apresentará comunicação na conferência da Internation Communication Association deste ano. >> Leia

   - Idéias para publicações on-line

   - Se os termos Gestão de Informação, Gestão do Conhecimento (KM), Comunidades de Prática (CoP), Weblogs, Inovação, Redes de Excelência, entre outras (ver knowledgeboard.com), lhe dizem alguma coisa ou lhe interessam muito, então queremos convidá-lo(a) a fazer parte deste projecto Europeu e a participar, no dia 2 de Junho, no seminário sobre os SIG, um evento que marcará o lançamento da zona portuguesa do KnowledgeBoard – “Conhecer para Agir”. >> texto

Dicas do f3:

   - Why RSS Will Kill E-mail Publishing

   - Definição de Software Livre - GNU - FSF

[Su] [09:48] [ link ] [ | ]

Terça-feira, Maio 25, 2004

#
[Professores desplugados]


Materia do jornal O Globo, 23/5

Professores desplugados: Pesquisa da Unesco mostra que mais da metade não tem computador nem navega na internet.
O mundo digital está muito distante do cotidiano do professor brasileiro. Pesquisa realizada pela Unesco com cinco mil professores nos 26 estados e no distrito Federal traçou um perfil dos docentes de ensino fundamental e médio do país e revela dados inquietantes para a formação das futuras gerações: mais da metade dos professores não tem computador em casa, não navega na internet e sequer usa o correio eletrônico.

A exclusão digital é conseqüência direta da situação econômica em que vivem os professores. Um terço dos entrevistados se classifica como pobre; 65,5% têm renda familiar entre dois e dez salários-mínimos.

"Não há como um professor ensinar aos alunos como usar a informática a não ser que ele saiba. E não sabe nem o potencial nem como proteger os alunos do lado pernicioso da internet. É um absurdo", constata o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein.

O acesso ao computador e à internet é diretamente proporcional à renda. Na faixa salarial mais alta, mais de 20 salários-mínimos, 91,7% dos professores têm máquinas em casa e 89,7% deles usam a rede.

Nos países em que a internet é de uso corriqueiro no ensino fundamental e médio, o debate se concentra sobre os efeitos pedagógicos dessa ferramenta.

A pesquisadora Maria Fernanda Rezende Nunes, do convênio Unesco-Unirio, uma das que analisaram os dados, acredita que a alfabetização tecnológica deve ser uma das prioridades nas políticas de investimento em educação.

Os pesquisadores recomendam que o computador deixe de ser visto como um bem de consumo e seja encarado como um instrumento fundamental para o trabalho do professor.

Werthein lembra que no Brasil, com 170 milhões de habitantes, só 17 milhões têm acesso a novas tecnologias. Mas a solução não se esgota com a instalação de laboratórios de informática nas escolas. Há muitos ociosos por falta de manutenção ou de conhecimento.

Ele aponta o exemplo do estado de São Paulo como política correta para superar o problema. O governo paulista subsidia a venda de computadores para professores: paga a metade e cobra o resto em prestações.

"É o que deve ser feito. Quando o professor tem a possibilidade de ter computador em casa, há a inclusão digital do núcleo familiar, com um impacto impressionante", diz Werthein.

:: outros detalhes sobre o assunto, ver Pesquisa da Unesco Revela Perfil dos Professores Brasileiros

[Su] [09:50] [ link ] [ | ]

Domingo, Maio 23, 2004

#
[The Art of Blogging]


A arte de blogar seria o título desta apreasentação de George Siemens, apresentada na Conferência do Madlat, da Universidade de Manitoba, CA.
Bem simples e didática, falando das tecnologias usadas na educação, com ênfase nos blogs e no RSS.

[Su] [10:11] [ link ] [ | ]

Sábado, Maio 22, 2004

#
[GMail, blogs e orkut, na Folha Online]


Duas que estou para colocar aqui desde ontem:

:: billgates e os blogs:

Blog é a ferramenta corporativa do futuro, diz Bill Gates

Bill Gates, presidente da Microsoft e homem mais rico do mundo, freqüentemente sobe ao palco durante os eventos em que participa para falar um pouco sobre os rumos da tecnologia usada nos programas de computador.
Nesta quinta-feira, porém, ele mudou um pouco o tema e disse que os blogs --espécie de diários virtuais-- podem ser usados como a próxima ferramenta de comunicação no mundo dos negócios.
[...]
Por trás das declarações de Gates, há outros interesses, diz Joe Wilcox, analista da Jupiter Research. Segundo ele, os programas usados para produzir e escrever notícias nos blogs funcionam de forma independente ao sistema operacional Windows.

........... segue poraí... na Folha
:: vazamento no orkut:

O Orkut --site do Google para criar redes de relacionamentos-- pode estar vazando dados de seus usuários. Problema sério, pois a maioria dos internautas que fazem parte da comunidade insere em seu perfil diversos dados pessoais, desde gostos musicais até preferências sexuais. ... segue na Folha Online

O site de mapeamento mencionado está fechado por hora :)
:: O pessoal anda vendendo os convites do GMail.

E dizer que eu recebi 7 ou 8 e não fiz a conta. :( x $20 ...

Contas do Gmail são vendidas e trocadas pela internet

O Gmail --e-mail gratuito do Google que oferece 1 GB de espaço para guardar mensagens-- se tornou a nova febre entre os aficionados por novidades digitais. As contas do Gmail, que por enquanto estão liberadas apenas para um seleto grupo de pessoas, já estão sendo vendidas em sites de leilões virtuais, como o eBay .... segue


[Su] [10:33] [ link ] [ | ]

Sexta-feira, Maio 21, 2004

#
[Brasileiro cria ponte entre blogs e fotologs]


O sistema de publicação de imagens Fotolog.net tornou-se praticamente uma mini-rede de relacionamentos para brasileiros antes mesmo da explosão do Orkut. Agora seus usuários podem tornar seu uso mais dinâmico graças ao MiniFlog.kit.net, que exibe em weblogs e sites pessoais as fotos mais recentes postada no fotolog de cada pessoa, com links para as mesmas.


O MiniFlog foi criado no final de Abril por Paulo Santos – 19 anos, desenvolvedor de sites, aplicativos e games – após navegar por blogs de amigos.

:: leia mais na Magnet

[Su] [16:25] [ link ] [ | ]

Quarta-feira, Maio 19, 2004

#
[sobre RSS, uma aula]


Enviei um e-mail para a lista RSSFicado falando sobre o interesse do W3C em incorporar o formato Atom em sua pletora de padrões, e deixei um comentário final dizendo que um Atomizador já estava em desenvolvimento (por mim). Charles Pilger (sim, aquele cara que se suicidou e reencarnou logo em seguida, no Orkut, claro), cabeça do projeto RSSFicado, brincou dizendo "mudamos o nome do projeto para Atomizado?", e isso me fez pensar um pouco sobre essa questão de nomes. Na verdade, isso despertou uma curiosidade que estava adormecida há tempos. Todo mundo (mais notavelmente, Jason Kottke) anda dizendo que syndication deixou de ser um nome adequado para o fenômeno do RSS (e recentemente, Atom). Mas nunca me preocupei em saber a razão exata disso.

Então, que porra é essa de syndication?
:: leia na íntegra no blog do Jonas Galvez

[Su] [11:02] [ link ] [ | ]

Segunda-feira, Maio 17, 2004

#
[usando um wiki]


Parasitei o wiki do Paulinho e criei um acampamento dos Sem Wiki. Se alguém quiser experimentar e criar uma página dentro do acampamento, basta dar uma lida lá. Vamos lá?

Estou desenvolvendo neste acampamento algumas páginas com conteúdo da disciplina que estou cursando no PPGEDU, neste semestre. Espiem.

[Su] [11:25] [ link ] [ | ]

Sábado, Maio 15, 2004

#
[RSS: A Learning Technology]


Eva Kaplan-Leiserson

This article is first in a quarterly series of articles that will discuss learning technology trends in the distance or spotlight technology trends and examine their applicability to learning.

Some people call it the next World Wide Web. Some say tools like it will replace LMSs and LCMSs. What is it? RSS, which is known to some as Rich Site Summary, others as RDF (Resource Description Framework) Site Summary, and still others as Really Simple Syndication. But it’s not the acronym that’s important, it’s the result: a means of driving content directly from its producer to its recipient automatically, almost instantaneously, and without interference from viruses, spam, or other modern day electronic pests. ......... segue

:: atenção na parte sobre RSS e objetos educacionais.

[Su] [10:39] [ link ] [ | ]

Terça-feira, Maio 11, 2004

#
imagem do blog

Saiu o que já poderia ser considerado esperado: o blog do Google.

Notícias quentes, tecnologia e as ultimas sobre buscas na web, tembém por ATOM.

[Su] [09:18] [ link ] [ | ]

Segunda-feira, Maio 10, 2004

#
[para blogs]


[Su] [11:32] [ link ] [ | ]

Domingo, Maio 09, 2004

#
[o blogger está de novo visual]


Bem mais bonito e, parece, bem mais fácil de usar. Vamos ver se não vai dar problemas com o wbloggar.
Este é para testar.

[Su] [23:30] [ link ] [ | ]

Quarta-feira, Maio 05, 2004

#
[Java RSS]


Java/RSS de Alan Levine. No exemplo, chamei os posts do Argumento



[Su] [22:24] [ link ] [ | ]


#
[O poder dos Rituais]


That silence, embedded in a simple but very symbolic ritual, created an incredible, palpable sense of community.



Now let's look at virtual communities. Where are their rituals? What is the role of rituals? When are they necessary: at start-up or some other lifecycle stage, during or after conflict, at regular intervals? What shape do or could these rituals take? How do they link with the usual stuff of moderating, facilitating, and motivating community members? Much more attention should be paid to these ephemeral, yet so important reflective parts of healthy, evolving communities...

[GrowingPains]
Sentindo mais que lendo o happening que vem sendo a lista da turma esta semana, volto a pensar nos estudos do Victor Turner dos processos rituais. E Bakhtin, e Hakim Bey. Communitas, TAZ, Carnaval, qual a medida destes processos no que se encontra nos ajuntamentos humanos na internet? Exorcizar a rebelião possível pelo levante que não muda nada?

[Su] [22:10] [ link ] [ | ]


#
[ainda os blogs]


[Su] [14:38] [ link ] [ | ]

Terça-feira, Maio 04, 2004

#
[o público, o privado e o secreto]


On the net, you have public, or you have secrets. The private intermediate sphere, with its careful buffering. is shattered. E-mails are forwarded verbatim. IRC transcripts, with throwaway comments, are preserved forever. You talk to your friends online, you talk to the world.

This is why, incidentally, why people hate blogs so much. My God, people say, how can Livejournallers be so self-obsessed? Oh, Christ, is Xeni talking about LA art again? Why won't they all shut up?

The answer why they won't shut up is - they're not talking to you. They're talking in the private register of blogs, that confidential style between secret-and-public. And you found them via Google. They're having a bad day. They're writing for friends who are interested in their hobbies and their life. Meanwhile, you're standing fifty yards away with a sneer, a telephoto lens and a directional microphone. Who's obsessed now?

:: para ler na íntegra acesse o Oblomovka

[Su] [23:33] [ link ] [ | ]


#
[wiki livros]


WikiLivro é uma parte de um projeto maior: a Wikiversity.

[Su] [16:45] [ link ] [ | ]


#
[blogs]


:: VII Congreso SEP [no Ideasapiens]

Apresentações sobre warblogs no congresso da Sociedade Espanhola de Jornalistas, em 21-23 abril/2004, em Barcelona:

Núria Almirón: La verdad en Internet: la contribución de los Weblogs (el caso de los Warblogs en la guerra contra Iraq) (PDF) y la de Teresa Sandoval y María Luisa Sánchez: Los diarios de guerra en línea: un medio emergente que cambia las formas de hacer Periodismo (PDF).

:: Reunião dos Blogueiros de Nova York; conclusões do encontro que aconteceu em 3/maio.

:: Blogtalk 2.0, em 5-6/julho, em Viena.

:: 3-4/junho, em Nápoles: Os weblogs e a nova esfera pública

[Su] [16:22] [ link ] [ | ]

Domingo, Maio 02, 2004

#
[RSS: saturando a rede?]


Por Ryan Singel

A beleza dos agregadores está no fato de eles exibirem artigos de centenas de websites num único lugar, para que o usuário não precise acessar cada site individualmente. Mas a pergunta que se impõe é a seguinte: o que acontecerá quando todo mundo descobrir o poder dos agregadores? Será que a Web vai agüentar?

Os agregadores já causaram saturação em alguns websites, desacelerando servidores e consumindo largura de banda, de acordo com blogueiros e outros publicadores de conteúdo. ..... segue na wired br
É um problema que, penso eu, será resolvido de alguma maneira que não seja a morte do RSS. A agregação é uma ferramenta boa demais para que esta questão não seja contornada.
Por enquanto, é ainda muito pouco usada e acredito que nenhum site brasileiro teve problemas de tráfego por isso. Fora os weblogs ainda são poucos os sites que podem ser lidos por RSS. Eu leio uma grande quantidade de sites no SharpReader, mas poucos são brasileiros.

[Su] [15:41] [ link ] [ | ]


#
[para ler depois]


Proposta em Barcelona união de bibliotecas
[...]
Ainda em Barcelona, a equipe contatou com Gerd Hamsen, da Creative Commons (CC), com quem definiu detalhes de uma parceria para difundir as alternativas legais já existentes para quem não quer publicar livros com copyright restritivo. Mosaico de Livros e CC pretendem fazer uma ampla campanha de divulgação dos tipos de licença alternativos que já existem para obras literárias. Com a Alqua (http://alqua.com) e Sindomínio (http://sindominio.net), se estudará uma maneira de organizar ações conjuntas no sentido de difundir documentos livres sobre os temas do Fórum Social Mundial.
A Alqua apresentou no evento o Livro Aberto, um livro livre criado pelo grupo e que consiste em imprimir e encadernar textos copyleft para doar a bibliotecas. A idéia é que muitos desses livros cheguem à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
[...]
:: detalhes na Mosaico de Livros


The Memespread Project

What is the Memespread Project? I am conducting an experiment about the spread of memes and information flow on the Internet. By analyzing where a link has been injected into the blogspace and then watching the ensuing hits to that site, the temporal and spatial spread of this piece of information can be measured. ...... ler


Orkut tem vida própria

... inclusive mandando spam em seu nome ..... Seb no Many to Many.

[Su] [01:12] [ link ] [ | ]