Lives in Brazil/Rio Grande do Sul/Porto Alegre/Bela Vista, speaks Portuguese and English.

[bloglab]

[bloglab:colab]

blogroll

<< edublog list >>


arquivos


Junho 2003
Julho 2003
Agosto 2003
Setembro 2003
Outubro 2003
Novembro 2003
Dezembro 2003
Janeiro 2004
Fevereiro 2004
Março 2004
Abril 2004
Maio 2004
Junho 2004
Julho 2004
Agosto 2004
Maio 2005

rss :: atom

[Powered by Blogger]

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com




[geoblog]


Terça-feira, Março 30, 2004

#
[profecias]


Possivelmente o Windows vá ficar mais fechado, mais exclusivo, complicado para quem não precisa da sua simplicidade cavalar e mais caro.
Billy profetiza que agora Hardware Will Be Free.

.na wired

[Su] [22:50] [ link ] [ | ]

Domingo, Março 28, 2004

#
[blog do Chomski]


As publicações como os weblogs e wikis estão ganhando cada vez mais espaço e adesão. Suas possibilidades de instantaneidade, auto-publicação, agregação de conteúdo, interação, ... vêm tensionando, cada vez mais, o padrão das publicações tradicionais. Agora, foi a vez de Noam Chomski colocar a sua voz na rede desta forma. Vale conferir o seu Turning The Tide

Achado no Pontomedia, via RSS

[Su] [14:43] [ link ] [ | ]


#
[diversas sobre blogs]


:: profissão blogueiro

:: quando o spam vira diversão

:: blogs são o novo alvo do spam

:: agregadores combatem sobrecarga de informação

:: pesquisadores estudam contágio de idéias na web

:: burning man - ou aquilo que não pode ser publicado em weblogs

:: em busca de um império nos blogs

---> todas as acima são da wired-br

::
relações possíveis entre escrever um artigo para um weblog e para um jornal - por Jon Udell

:: novas maneiras de ler a web - sobre RSS, na CNN

[Su] [14:40] [ link ] [ | ]

Terça-feira, Março 23, 2004

#
[as redes]


Hoje foi o dia das redes, nas mais variadas circunstâncias. Desde os livros do Castels que estou relendo (é... eu consigo reler duas coisas ao mesmo tempo, hipertext style). Aí, me perdendo nos RSS, achei muita falação sobre redes:

.. Counter-terrorist forces (Mossad, CIA, DoD, etc.) routinely use assassination to disrupt terrorist networks. However, despite the apparent success of this approach (moral and propoganda), experience indicates that this technique is not very effective. Terrorist networks such as al Qaeda have proven to be extremely resiliant despite attempts at "decapitation."
John Robb

.. The justification i've always given is that for people to have access to the technology to communicate (such as the internet) and the time to be concerned about non-local issues such as globalization, you have to have a fair degree of economic resources. This whole thing brings up one of the contradictions of indymedia, in that our mission is about making participatory media for the disenfranchised, yet most of the participants are not disenfranchised.
Anarchogeek

.. O terrorismo já se organizava em rede muito antes da internet. E rede é rede!!! Temos que nos ligar na organização emergente. Seja terrorismo, partidos políticos, camelôs ou malabares nos cruzamentos das grandes cidades.
Hernani

.. beduíno wifi
With the proliferation of "WiFi Hot Spots" and the mobile devices that access them, the public and private space surrounding us has become literally soaked through with Internet data. The promise of ubiquitous access to the Internet from anywhere, anytime is quickly being fulfilled.

[Su] [13:06] [ link ] [ | ]

Segunda-feira, Março 22, 2004

#
[blogs no Mato Grosso]


Josevânia, do NTE de Rondonópolis, planejando um curso sobre o uso educacional de weblogs, encontrou o [bloglab], leu o post sobre a inauguração do argumento, comentou e foi conferir.
Eu, lendo os comentários dos blogs pelo SharpReader (é... agora dá, com os comentários pela haloscan), li os comentários da Josevânia, tanto no [bloglab] quanto no argumento, respondi por email ao primeiro e, no comentário mesmo, ao segundo. Tudo isso acabou gerando o post anterior.
Josevânia me respondeu por email, enviando os links dos projetos dos multiplicadores do NTE.

blog pessoal

blog da 7ª série, iniciado por sua filha

e as notícias:

http://www.seduc.mt.gov.br/info_roo.htm

Na internet as coisas acontecem assim, sem barreiras para a docência, se nos colocarmos em posição para eliminar estas barreiras. Uma posição de cooperação, autonomia e de aprendizagem. Usando o que for posível usar em termos de tecnologia. Esta convergência entre blogs, comentários, rss, agregadores, email, trackback, faz com que todo este processo ganhe dinamismo e alcance.

[Su] [17:52] [ link ] [ | ]


#
[retorno]


Não o eterno retorno, mas o desejado retorno. Recebi o primeiro retorno da primeira publicação no argumento. Uma correção na minha resenha do LYON publicada na categoria resenhas. E veio de longe, mais precisamente de Rondonópolis - MT. Mostra que a idéia do espaço de publicação ser mediado pelos leitores é promissora.
Fiz a correção optando por 'riscar' e corrigir para deixar à vista o movimento do texto. Penso que isso é importante, também.

[Su] [15:26] [ link ] [ | ]

Domingo, Março 21, 2004

#
[argumento]


Consegui tocar bastante o ambiente da publicação argumento, feito com blogs ao estilo puxadinho. Abaixo um trecho do post inaugural:
Nós educadores, alunos e professores, construímos, ao longo das nossas práticas, textos, reflexões, apresentações, palestras, imagens, etc. - trabalhos de todos os tipos que, na maioria dos casos, ficam empoeirando numa pasta ou esquecidos num arquivo no computador. Saber isolado, inativo, morto.
Este blog é o ambiente geral do projeto que tem como objetivo resgatar e agregar toda esta produção.
Os participantes do TRAMSE - UFRGS realizam, todo o semestre e nas mais variadas disciplinas, reflexões, argumentações, sínteses, resenhas que contribuem pouco para a construção de conhecimento do grupo. Não porque não tenham valor, mas porque não tem visibilidade e acessibilidade.
Assim, dentro do Projeto ZAPT e vinculado ao sub-projeto [zaptlogs], estamos iniciando o desenvolvimento deste ambiente, que publicará a produção em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. (leia mais)

Para motivar o grupo, vou publicar uma das resenhas que fiz no ano passado.

[Su] [18:31] [ link ] [ | ]

Sábado, Março 20, 2004

#
[zapt:novidades]


Andei explorando algumas ferramentas para blogs e já apliquei duas no [zaptlogs]. A primeira é Rollup, um agregador de feeds RSS, que captura e publica posts de vários blogs. Usando estas possibilidades criei o [zapt:metablog], um blog dos blogs do [zaptlogs].
A segunda ferramenta é o Feedroll, também baseada em sites rssficados, que cria, à partir da url/rss, um script que pode ser adicionado à qualquer site. Este script pode disponibilizar no site notícias ou conteúdo de outros sites/blogs ou, ainda, fazer o que fiz no [zapt:sumário].
Agregando conteúdo agregado, cada vez mais, pode-se filtrar informação.

[Su] [17:06] [ link ] [ | ]

Sexta-feira, Março 19, 2004

#
[interessante]


Cole um texto, pode ser até algumas frases, escolha o idioma correspondente e veja o resultado. Pensei, imediatamente no pessoal com deficiência de visão ou, ainda, em pessoas em processo de alfabetização, ou estudando idiomas.

http://vhost.oddcast.com/vhost_minisite/demos/tts/tts_example.html

:: via cibercultura

[Su] [11:06] [ link ] [ | ]

Sexta-feira, Março 12, 2004

#
[projetos 2004]


Enfim estão tomando forma. Hoje, na FACED, nos reunimos, Carmen, Mara, Sônia e eu, para decidirmos o que permanece e o que muda nos projetos Prática Educativa e Relendo os Clássicos. Estes projetos são desenvolvidos, respectivamente, na FAMED e na FACED da UFRGS, ambos com pessoal do pós-graduação. São projetos vinculados ao [zaptlogs] dentro do ZAPT do TRAMSE. Decidimos ampliar os projetos para as novas turmas das disciplinas. Entre os motivos podemos contar a grande aceitação por todos, o entusiasmo dos diretores e coordenadores e o crescimento da experiência da equipe. Para a semana que vem já estão previstas algumas mudanças :) ... aguardem.

[Su] [23:09] [ link ] [ | ]


#
[The weblog as the model for a new type of virtual learning environment?]


Postado por Derek Morrison, no Auricle

I've not yet, and may never do so, reach any conclusions about what I'm considering currently. The more I look at, and have experience of using or enhancing, weblogs the more educational potential I see in this genre. I'm certainly not going to put them forward (yet) as full-blown Learning Management Systems but as candidate engines for alternative and perhaps more satisfactory virtual learning environments? ... probably yes.
...
Blogs, and RSS in particular, exhibit a feature which is critical to future development of distributed systems, i.e. the ability to provide a unique address for an information or learning object; a point which has not gone unnoticed by some new actors in the knowledge management and portals sector, some who view existing systems as inflicting mortal wounds on knowledge capture and sharing.

:: ler o texto na íntegra


[blogs e marketing]


Blogs: A New Communication Tool Or A Marketing Avenue?

Sharon Drew Morgen

We all know by now that the internet is the global communicator. We still haven't dreamed of all the ways we'll use it five years from now. But there are certainly indications that we're going to have to be vigilant in recognizing the difference between honest business practice and the misuse of the net.

My case in point here is the exploitation of blogs.

:: ler na íntegra no webpronews.com


[Warning: Blogs Can Be Infectious]


Amit Asaravala

The most-read webloggers aren't necessarily the ones with the most original ideas, say researchers at Hewlett-Packard Labs.

Using newly developed techniques for graphing the flow of information between blogs, the researchers have discovered that authors of popular blog sites regularly borrow topics from lesser-known bloggers -- and they often do so without attribution.

Os blogs mais lidos não são necessariamente aqueles com as idéias mais originais, constatou uma pesquisa dos laboratórios HP. Usando novas técnicas para mapear o fluxo de informação entre weblogs, eles descobriram que os autores dos sites mais populares desse tipo regularmente tomam conteúdo emprestado de blogueiros menos conhecidos - e raramente lhes dão o devido crédito.

:: ler o artigo na WIRED ou, em português, na WIRED-BR


[do Nokia para o blog]


Exclusive: Nokia gets blogs - Posted by Neil McIntosh

I just had a fascinating meeting with Christian Lindholm, the Nokia usability guru who is now director of multimedia applications for the company. He was giving me a sneak preview of the Lifeblog Multimedia Diary, a blogging application developed by Nokia that's going to be unveiled next week at the Cebit show in Germany.

:: ler no Onlineblog


[]


Susan C.Herring ; Lois Ann Scheidt ; Sabrina Bonus ; Elijah Wright

School of Library and Information Science Indiana University,Bloomington

This paper presents the results of a content analysis of 203 randomly-selected weblogs,comparing the empirically observable features of the corpus with popular claims about the nature of weblogs,and finding them to differ in a number of respects. Notably, blog authors,journalists and scholars alike exaggerate the extent to which blogs are interlinked, interactive, and oriented towards external events, and under- estimate the importance of blogs as individualistic, intimate forms of self-expression.

:: ler o artigo

[Su] [21:01] [ link ] [ | ]


#
[III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação]


Novamente vou participar do Ciclo de Palestras do CINTED. Desta vez, falando sobre o artigo O fenômeno dos weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet publicado no último numero da Revista do PGIE UFRGS Informática na Educação - Teoria & Prática. Apresento na terça-feira, dia 16, às 15:55, no Salão de Atos 2 - Reitoria - UFRGS.
Vele a pena conferir a programação e participar, principalmente das mini-oficinas. Participei de algumas no II Ciclo e gostei bastante.

CINTED e SEAD - Secretaria de Educação a Distância/UFRGS

Data de realização: 16 a 19 de março de 2004. - informações: tel 33163986

Programação
Informações e Inscrições via Internet

[Su] [20:42] [ link ] [ | ]


#
[css]


Good article that explains why Cascading Style Sheets (CSS) should be used to allow learners to control the appearance of web pages. Even better, it provides an example of how it works. I wish they had included something of importance to me, scalable text (I am playing with this on the Edu_RSS Listings page). I would use more CSS with OLDaily except that the controls require Javascript, which is in turn rejected by many email clients because of security flaws in Outlook. Additionally, non-compliance by a certain browser also makes coding script for CSS more of an art than it should be. If you want to learn CSS and other design tricks, my advice is to find a site like Mandarin or Webreference that will show you something new every day. By Thomas Welsh and Fred Condo, Learning Circuits, February, 2004

[Su] [12:21] [ link ] [ | ]


#
[para ler depois]


Uma sinapse para explorar.
----------------------

Theoretical Perspectives on Interactivity - Rushkoff, Spring 2004.


This is an advanced graduate-level seminar on the emergence of and reactions to interactivity in technology, literature, art, society and our perception of reality. As a result, we'll be discussing a broad spectrum of thinkers with varying levels of authority and acceptance.
http://www.rushkoff.com/class/
http://www.rushkoff.com/class/tpsyllabus.html

[Su] [09:33] [ link ] [ | ]

Terça-feira, Março 09, 2004

#
[co-links]


Um link puxa outro, as comunidades estão aí para provar. Links humanos e links que são rotas na web. Blogs, wikis, fóruns, listas, páginas ganham vida no movimento dos links que engendram.
E a criatividade ronda este grande hipertexto que é a web. Por projetos como o Co-Links, iniciativa de Alex Primo, Raquel Recuero e Ricardo.
Um ambiente onde o texto vira um meta-hipertexto interativo, onde o leitor pode adicionar múltiplos links. Cada porção de texto podendo remeter à várias direções. Autorias híbridas, textos polifônicos, o direito de fala ampliado.

Tem semelhanças e diferenças com os wikis. Semelhante na possibilidade de adicionar links e na facilidade de uso. Diferente, pois não permite a edição do texto e nem a criação de outras páginas. Porém, abre espaço para a adição de vários links à mesma porção de texto.

Projetos como este rendem idéias. Assim, no improviso, já me ocorrem:

:: Adaptar o código para construir um plugin que possa ser adicionado à blogs ou wikis.

:: Adaptar a idéia para serviços semelhantes aos de comentários.

:: Ampliar as funções, inserindo a possibilidade de criar páginas, como nos wikis.

O melhor de tudo é ver cabeças pensando e criando na direção de uma maior interatividade, da simplicidade e da ampliação das conexões.

... mas olhem o jeito puxadinho que fiz, no onde anda Su?, no link comunidades

[Su] [00:08] [ link ] [ | ]

Sábado, Março 06, 2004

#
[sexta mais que tri]


Dei um empurrão e tanto na dissertação. Coloquei tudo que eu havia trabalhado lá no CM antes do calvário que foi a minha aula de quinta. Bueno, ... hoje já é sabado e eu ando atrasada por aqui. Sem tempo e esgotando as chances de fazer o meu micro funcionar direito. Vou ter de reinstalar a @&*(--#£¢ do ruindous. Este ano é o meu limite para este SO.

Andei atucanando o pessoal do colab. Algumas coisas que foram surgindo quando estava revisando algumas partes da dissertação. Conforme o texto vai aumentando, existe a tendência de misturarmos alguns termos e expressões, usando palavras diferentes como sinônimos e, por vezes tornando pouco claro o que queremos dizer. Resolvi mexer no conceito de comunidade e mandei isso para o grupo (sic, tá):
Gurisada
Enquanto estou aqui trabalhando na dissertação, algumas questões que abordo tem em si nuances e complexidades diversas e , até, que se interpenetram.
Falávamos em comunidades. Pulando por cima, mas sem deixar de lado, todo o contexto/história do que significa uma comunidade, situemo-nos nas
'comunidades que se formam na internet / www'.
Queria esmiuçar esta noção. Assim:

Comunidade - online? virtual? digital? ou ...

comunidade na web? na internet? e/ou?

Aí entram conceitos de 'virtual', 'digital' e abrangências 'internet', 'www'. Muitas vezes, nos textos, estes conceitos e noções se confundem.

Eu tenho um entendimento disso e alguma confusão, também. Que tal começarmos pelos conceitos de VIRTUAL e DIGITAL e suas relações?
Eles pularam a minha sugestão e o debate rolou um pouquim sobre o virtual. Resolvi colar aqui só este início para ver se aparece mais coisa. Algo que não seja Levy.

[Su] [00:30] [ link ] [ | ]

Terça-feira, Março 02, 2004

#
[para ler]


Palabras en red: las mutaciones de la literatura en Internet

Dênis de Moraes
1. El ambiente literario on line

Partimos del reconocimiento de que mismo en el ambiente de flujos infoeletrónicos en que vivimos, la literatura tradicional continua fascinante e insubstituible. En las palabras grabadas con tinta en el papel, hay lo que Mario Vargas Llosa define como "los más bellos paisajes de la imaginación". Imposible abandonar el contacto suave con la superficie lisa del libro, la capa fosca o brillante, las hojas blancas encuadernadas, los marcadores...
:: ler

A VONTADE DE ABRANGÊNCIA

É cada vez mais árduo o trabalho do intelectual que tenta se manter, ao mesmo tempo, íntegro e público

MILTON SANTOS
especial para a Folha - Publicado em 20/06/99 no caderno Mais! da Folha de São Paulo.

Qual o papel do intelectual nessa encruzilhada turbulenta da história? Pode ele contribuir, pela reflexão, ao aperfeiçoamento da vida democrática e das instituições? Cabe fazer tais perguntas no Brasil deste fim de século, onde, aparentemente, homens de estudo se instalaram no poder?

O antigo debate sobre o papel social dos intelectuais, mais vivo em países como a França, mais débil noutros como os Estados Unidos, onde a filosofia dominante do pragmatismo constitui por si mesma uma dificuldade, merece ganhar nova força com a emergência do fenômeno da globalização. Diante do papel político das empresas e do mercado global, frequentemente mais ativos que os Estados e os partidos na formação da opinião, as massas atônitas reclamam explicações mais consistentes. Estarão os intelectuais preparados e dispostos ao enfrentamento dessa tarefa?
:: ler

Elogio da lentidão

Milton Santos

O mundo de hoje parece existir sob o signo da velocidade. O triunfo da técnica, a onipresença da competitividade, o deslumbramento da instantaneidade na transmissão e recepção de palavras, sons e imagens e a própria esperança de atingir outros mundos contribuem, juntos, para que a idéia de velocidade esteja presente em todos os espíritos e a sua utilização constitua uma espécie de tentação permanente. Ser atual ou eficaz, dentro dos parâmetros reinantes, conduz a considerar a velocidade como uma necessidade e a pressa como uma virtude. Quanto aos demais não incluídos, é como se apenas fossem arrastados a participar incompletamente da produção da história.
:: ler

Paulo Freire

Em um bate-papo com o educador Moacir Gadotti, o professor Paulo Freire explica por que, mesmo num momento difícil e desanimador da historia brasileira como este que estamos vivendo, está esperançoso quanto ao futuro. Ele também faz alertas aos professores, conta como faria se estivesse em sala de aula com os "meninos" e fala um pouco sobre sua experiência como secretário municipal da Educação de São Paulo.

:: ler

....... tudo sinapses apanhadas no excelente blog do Dênis de Moraes

[Su] [12:24] [ link ] [ | ]

Segunda-feira, Março 01, 2004

#
[sobre o post de David Winer que mostra uma visão sobre a nova geração de ferramentas para blogs]


Yesterday Dave Winer called for a vision for the next generation of blogging tools.  At my last check he had an incredible response - 93 comments and growing!  Wow!  Some of the requests, if implemented, would be fantastic. It just has my mind clicking. Check them out to see if you can think of anything to add. [EduBlog Insights]

[Su] [15:50] [ link ] [ | ]


#
[usando câmeras na sala de aula]


Alunos suspensos assistem as aula conectados à internet. Câmeras capturam, gravam e distribem imagem e som de toda a movimentação nas salas de aula. Abaixo o que postei no SmartMobs. Além da discutível "suspensão", a coisa toda parece um vigiar e punir pelos punidos :)

Pressure to improve expected to spread camera use in rooms

By Fredreka Schouten / Gannett News Service and Kevin Bain / Gannett News Service

An English class at Coffeeville High School in Coffeeville, Miss., is relayed online to the ISS, or in-school suspension room. The system was set up so students being punished don't miss instruction.


COFFEEVILLE, Miss. — Cameras record every minute of Beverly Pearson’s day as a high school English teacher. When Pearson strides to the blackboard, a lens swivels to track her movements. A microphone captures each word.
It’s all piped electronically to a nearby building at Coffeeville High School where students stuck in suspension can follow Pearson's class or any other lesson at the school by logging onto a computer and tracking the classes on the Internet.

:: read on detnews.com



comment: "to watch and to punish" - Foucault turned upside-down ?

[Smart Mobs]

[Su] [15:42] [ link ] [ | ]


#
Dan James - President of the InternetI seldom engage in me-too's but this one is just too funny to miss. I am officially endorsing Dan James as President of the Internet.




Dan and his company, silverorange, helped organize the Zap Your Pram
conference back in October and it was the bestest event I've
participated in since I've been out here in Atlantic Canada. (By the
way, silverorange was also involved in the recent Mozilla Firefox rebranding.)

[Seb's Open Research]

[Su] [15:10] [ link ] [ | ]


#
[direto do SharpReader]


"44% of U.S. Internet users have contributed their thoughts and their files to the online world". Esta é uma das principais coclusões do mais recente estudo do Pew Internet & American Life Project que, no entanto, revela que os weblogs ainda são um fenômeno raro: "Only 2% of Internet users in this survey reported writing a weblog or online diary. And of those, only about 10 percent update their Weblogs daily, while most update their blogs once a week or less often. (...) But while only a small number of Net users write blogs, a slightly larger number of Net users -- 11 percent -- say they visit blogs written by others. And of these readers, a third report posting to or commenting on the blog entries that they have read -- an encouraging sign for Weblogs' ability to foster online community." Quem quiser ler o estudo na íntegra deve clicar aqui. [Ponto Media]

[Su] [14:31] [ link ] [ | ]


#
[edu weblogs na Argentina]


:: alguns endereços para investigar como anda o pensamento argentino sobre weblogs e educação:

Cátedra Procesamiento de datos http://www.ilhn.com/dato - Fac. de Ciencias Sociales - UBA - Bs. As. Argentina

Redacción I http://www.dialogica.com.ar/unr/redaccion1/> - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario. Argentina

Comunicación Audiovisual I http://www.dialogica.com.ar/unr/comaud1/ - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario. Argentina

Postítulo en Comunicación - http://dialogica.com.ar/unr/postitulo/cav/ - Audiovisual - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario, Argentina

Epistemología de la http://www.dialogica.com.ar/unr/epicom/ Comunicación - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario, Argentina

MediaLab Rosario http://dialogica.com.ar/unr/postitulo/medialab/ - Laboratorio de Producción Multimedia - Postítulo en Periodismo y Comunicación - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario, Argentina

Notas Médicas http://dialogica.com.ar/medicina/ - Medicina - UAI. Sede Regional Rosario

Redacción http://dialogica.com.ar/unr/postitulo/redaccion/ - Postítulo en Periodismo y Comunicación - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario, Argentina

La Claqueta http://dialogica.com.ar/uai/laclaqueta/ - Lic. en Realización Audiovisual - UAI. Sede Regional Rosario

TDCI http://dialogica.com.ar/unr/postitulo/tecnologias/ - Tecnologías Digitales de Comunicación e Información - Postítulo en Periodismo y Comunicación - Escuela de Comunicación Social - UNR - Rosario, Argentina

Octeto http://cent.uji.es/octeto/ - Canal Digital de Tecnología Educativa - Universidad Jaume I

Educar http://weblog.educ.ar/educacion-tics/ - Portal educativo del Estado Argentino - Bs. As. Argentina

[Su] [13:33] [ link ] [ | ]