bak 1      bak 2      bak 3      bak 4    bak 5    bak 6    bak 7    bak 8    bak 9     bak 10

 

 

A idéia deste texto é concentrar alguns conceitos e reflexões sobre a leitura de

  A Estética da Criação Verbal de Mikhail Bakhtin *

 

 

Gêneros de Discurso

 

 

Enunciados - forma oral ou escrita de utilização da língua na atividade humana. Compõe-se basicamente de 3 elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. A união destes três elementos caracteriza os tipos de enunciados elaborados por cada esfera de atividade humana. 

 

 

Gênero de discurso - Tipos de enunciados característicos de cada esfera de atividade humana. Ex: carta, ordens militares, linguagem oficial, etc.

 

 

 Primário  ---  a resposta Secundário --- o romance

 

Bakhtin salienta a importância de se fazer a distinção entre os gêneros primário e secundário, elucidando  a sua inter-relação. Isso, aliado ao processo histórico de formação do gênero secundário irá esclarecer a natureza do enunciado e a correlação entre língua, ideologia e visões de mundo. 

 

 

"A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua."(BAKHTIN, 2000, p.282)

 

Estilo da língua - forma como os enunciados refletem a individualidade de quem fala ou escreve. Apenas alguns gêneros de discurso permitem que se manifeste o estilo - aqueles que não requerem uma forma padronizada.

 

"Uma dada função (científica, técnica, ideológica, oficial, cotidiana) e dadas condições, específicas para cada uma das esferas da comunicação verbal, geram um dado gênero, ou seja, um dado tipo de enunciado, relativamente estável do ponto de vista temático, composicional e estilístico." (BAKHTIN, 2000, p. 284)

 

O estilo é indissociável do gênero e é determinado pelo seu estudo. cada época tem seus gêneros de discurso.

 

      principal
 

Autoria         

 

 referências

 

          links

           

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

bak 1      bak 2      bak 3      bak 4    bak 5    bak 6    bak 7    bak 8    bak 9     bak 10

 

 

Página criada em 24/08/2002 e modificada em 19/09/2002

Página desenvolvida e mantida por