maio 13 2011

Tese

Categorias: doutorado,ufrgsSuzana Gutierrez @ 10:22

Resolvi publicar por aqui. Defendi em dezembro de 2010.

GUTIERREZ, S. Professores Conectados: trabalho e educação nos espaços públicos em rede.  2010.  277 f.  Tese (Doutorado em Educação).  Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

Está, também, no banco de teses da UFRGS:

)) Link no banco de teses da UFRGS

Minha ideia de escrever muito, navegar muito, entre outras coisas, ficou para depois. O meu foco principal hoje são os alunos, as aulas e o basquete.

Tags: ,

8 Respostas para “Tese”

  1. Kátia Soares Coutinho says:

    Oi, Suzana!
    Parabéns pela finalização de teu brilhante trabalho!
    Como bibliotecária escolar/blogueira (e apaixonada por blogs e TICs na educação), li com muito interesse… O acesso à informação, a divulgação e disseminação de práticas que facilitem a vida de nossos alunos e mestres de curso pós-médio são o foco de minha prática: “Acadêmicos, pesquisadores, bibliotecários, educadores discutem as formas e os direitos de compartilhar, acessar, copiar, distribuir a informação científica, como conhecimento livre.” (p. 104)
    Um grande abraço!
    Kátia (Biblioteca ETS)

  2. Conceição Rosa says:

    Oi Suzana

    Li por partes – pulei algumas – para ler, obrigatoriamente de novo depois. Um trecho, de incício, chamou minha atenção:
    “Hoje, ainda permanece o que apontei em 2004: levar a escola para a rede e trazer a rede para a escola, dentro de uma estratégia de potencializar o que ambas têm de bom, ao mesmo tempo em que se contornam os seus limites. Entretanto, é preciso ir além e autonomamente escolher que rede queremos na escola, e garantir que esta não chegue lá somente pela via formal e vertical. É importante, no meu entender, que a rede se infiltre na escola, pela base, por professores e alunos, capilarizando-se nas estruturas, driblando os controles e os formatos engessados.”
    As palavras autonomamente, escolher e não, via formal, e, principalmente, a palavra ‘vertical’, para mim formam um conjunto bem expressivo.
    Parabéns pelo trabalho!

  3. bernardete says:

    Suzana, finalmente consegui dar uma olhadinha na tua tese, pretendo imprimi-la para ler com muita atenção, mais uma vez, parabéns.
    Agora sou avó tenho um netinho de 3 meses, o Marco Anthonio, tb ,sai da escola e estou trabalhado no NTE aqui de Caxias do Sul. Coloquei a apresentação da tua tese no blog que criamos há 2 meses http://ntecaxiasdosul.blogspot.com
    Um grande abraço
    Bernardete

  4. Rafael Nunes says:

    Oi Prof, como a Sr esta? Quando tempo. Fui seu aluno no colegio militar, inclusive voce colocou aqui um artigo de quando eu com a banda nononous ganhamos um concurso de bandas de porto alegre.

    Me passa seu email.

    rafael1988@gmail.com

    bjs

  5. Alessandra Pedro says:

    Prezado(a),

    Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

    4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

    O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
    Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
    A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
    A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
    A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

    Calendário da 4ª ONHB
    Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
    Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
    Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
    Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
    Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
    Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
    Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
    Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

    Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br

    Atenciosamente
    Alessandra Pedro
    Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
    Museu Exploratório de Ciências
    Caixa Postal 6025
    UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
    Cidade Universitária Zeferino Vaz
    13083-970 – Campinas – SP
    Brasil

  6. Lili says:

    Nossa, que interessante! Há tempos estou encantada por este tema… Já baixei e vou lê-la em breve!

    Sou professora de educação infantil da Rede Municipal de Campinas… Neste ano de 2012, trabalhando com um agrupamento III, com crianças de 3 e 4 anos. Mantenho um blog que apresenta pequenas cenas do cotidiano de uma sala de aula da educação infantil, desde o início de minha experiência docente, em 2004. Este meio se tornou um importante instrumento de reflexão sobre minha prática e de busca por outros olhares sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, principalmente a partir de 2011, após ingressar na rede pública de ensino. O endereço deste blog é http://meajudaaolhar.wordpress.com . Faça-me uma visita!

    Desde então, tenho buscado outros registros de professores sobre seu trabalho. E encontrei muitos blogs trazendo estes registros. Alguns trazendo cenas curtas do cotidiano, falas das crianças, relatos da parceria professor-crianças na construção de projetos, a apropriação do trabalho pelas mesmas, etc, de forma muito subjetiva a cada educador que relata. Foram reunidos no blog Além dos Muros Escolares, visando facilitar o acesso a estas inúmeras escritas de professores circulantes pelo mundo. O endereço do blog é http://alemdosmurosescolares.wordpress.com

    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”
    (Paulo Freire)

    Um grande abraço
    Lili

  7. Camila Delmondes says:

    Prezados,
    Até 9 de agosto de 2013, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de campinas (UNICAMP). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador. Acesse: http://www.olimpiadadehistoria.om.br

  8. Nina Boutique says:

    Excelente blog, parabéns.

Entre na conversa