Nada como ter tempo para inventar!
Ontem fui comemorar o doutorado com os meus filhos num restaurante de cozinha japonesa. Comemos ótimos pratos, irreprensivelmente preparados à vista. O restaurante é pequeno, com preços acessÃveis e fica aqui pertinho de casa. Fomos a pé, depois de brindar com o meu presente especial, que eu estava guardando faz tempo.
Dormi relendo um dos meus muito-relidos “Agatha Christie”. Nada mais calmante que uma história conhecida e apreciada 🙂
O domingo me encontrou com disposição para (de forma muito leve) mexer nos blogs. Atualizei o blog do basquete e este aqui, também.
Tudo que vivenciei no doutorado me motiva a considerar este tipo de atualização, nem sempre “relevante”, como muito oportuna 🙂
Seguindo o clima inventei uma receita. Aà vai a receita :
Cogumelos ………………. (ainda não batizei) (para uma pessoa)
– 2 cogumelos dos bem grandes
– 2 rodelas de beringela
– 1/2 cebola grande
– queijo Gouda ou outro
– 1/2 colher de chá de manteiga trufada
– sal, azeite, pimenta preta, noz moscada, herbes de provence.
Em um refratário pequeno, coloque um fio de azeite e espalhe. Coloque duas ‘barquinhas’ de cebola. Dentro delas coloque a copa do cogumelo com a parte concava para cima e sem o talo. Pique os talos com mais um pouco de cebola, misture com os cubos de queijo e recheie os cogumelos. Disponha as duas rodelas de beringela ao lado dos cogumelos. Tempere tudo com uma pitada de sal e um pouco de noz moscada.
Leve ao forno virando as beringelas de vez em quando. Quando estiver cozido (uns 10 min), retire e espalhe a meia colher de chá de manteiga trufada sobre tudo. Torne a levar ao forno para derreter. Sirva pulverizando uma pitada de herbes de provence.
Infelizmente, não há fotos. Só me lembrei de escrever a receita depois do prato ter desaparecido.
dezembro 20th, 2010 at 10:45
Su, querida
Tua geladeira é chiquérrima!
Posso revirar a minha o tanto que quiser e de lá não sairão ingredientes tão sofisticados. 🙁
Acho que preciso caprichar mais neste quesito. Valeu o toque!
Abra@os, Iris
dezembro 20th, 2010 at 11:16
🙂
Foi bem fácil ser chique para uma pessoa só. Se meu filho estivesse almoçando em casa, a comida teria ser uma do cardápio para ogros :))
Sofisticada só a manteiga 🙂 Foi um presente que me dei e que está sendo muito ‘poupado’. Se bem que, considerando o pouco que se usa num prato, não se torna algo caro demais.
Eu adoro cogumelos e fico feliz que eles estejam mais acessÃveis em todos os sentidos. Esta variedade, acho que se chama Paris, é a mais comum e tem aqueles bem grandes, não inteiramente brancos.
bj
dezembro 28th, 2010 at 18:14
Querida Su!
Nunca vi blog de conteúdo mais interessante que esse! Achei bárbaro saber que já comemorou o doutorado, parabéns! E depois, essa receita de cogumelos, que é tudo de bom! Só podia ser mesmo da Sú Gutierrez. Adorei!
Agradeço a mensagem de Natal que deixaste na lista dos blogs Educativos. Feliz Natal e próspero 2011 para você e todos os seus!Beijo grande!
Josete
dezembro 28th, 2010 at 19:02
Obrigada pela visita, Josete 🙂
E por compreender a mistura de assuntos que vão tecendo o todo. Uma receita de cogumelos na sequencia do anúncio do doutorado só se compreende dentro do contexto destes últimos anos.
abração e um 2011 cheio de sonhos realizados!
Suzana
janeiro 3rd, 2011 at 12:29
Uau!! Muito gostoso saber que você está saboreando literalmente a conquista de um trabalho árduo mas gratificante, né? Seu blog tem uma marca única e isso é maravilhoso. 2011 de sucesso pra você.