dez 19 2010

cogumelos !

Categorias: rastrosSuzana Gutierrez @ 20:07

perfumes & sabores

perfumes & sabores

Nada como ter tempo para inventar!

Ontem fui comemorar o doutorado com os meus filhos num restaurante de cozinha japonesa. Comemos ótimos pratos, irreprensivelmente preparados à vista. O restaurante é pequeno, com preços acessíveis e fica aqui pertinho de casa. Fomos a pé, depois de brindar com o meu presente especial, que eu estava guardando faz tempo.

Dormi relendo um dos meus muito-relidos “Agatha Christie”. Nada mais calmante que uma história conhecida e apreciada 🙂

O domingo me encontrou com disposição para (de forma muito leve) mexer nos blogs. Atualizei o blog do basquete e este aqui, também.

Tudo que vivenciei no doutorado me motiva a considerar este tipo de atualização, nem sempre “relevante”, como muito oportuna 🙂

Seguindo o clima  inventei uma receita. Aí vai a receita :

Cogumelos ………………. (ainda não batizei) (para uma pessoa)

– 2 cogumelos dos bem grandes

– 2 rodelas de beringela

– 1/2 cebola grande

– queijo Gouda ou outro

– 1/2 colher de chá de manteiga trufada

– sal, azeite, pimenta preta, noz moscada, herbes de provence.

Em um refratário pequeno, coloque um fio de azeite e espalhe. Coloque duas ‘barquinhas’ de cebola. Dentro delas coloque a copa do cogumelo com a parte concava para cima e sem o talo. Pique os talos com mais um pouco de cebola, misture com os cubos de queijo e recheie os cogumelos. Disponha as duas rodelas de beringela ao lado dos cogumelos. Tempere tudo com uma pitada de sal e um pouco de noz moscada.

Leve ao forno virando as beringelas de vez em quando. Quando estiver cozido (uns 10 min), retire e espalhe a meia colher de chá de manteiga trufada sobre tudo. Torne a levar ao forno para derreter. Sirva pulverizando uma pitada de herbes de provence.

Infelizmente, não há fotos. Só me lembrei de escrever a receita depois do prato ter desaparecido.

Tags: , , ,

5 Respostas para “cogumelos !”

  1. Iris says:

    Su, querida

    Tua geladeira é chiquérrima!
    Posso revirar a minha o tanto que quiser e de lá não sairão ingredientes tão sofisticados. 🙁
    Acho que preciso caprichar mais neste quesito. Valeu o toque!
    Abra@os, Iris

  2. Suzana Gutierrez says:

    🙂
    Foi bem fácil ser chique para uma pessoa só. Se meu filho estivesse almoçando em casa, a comida teria ser uma do cardápio para ogros :))

    Sofisticada só a manteiga 🙂 Foi um presente que me dei e que está sendo muito ‘poupado’. Se bem que, considerando o pouco que se usa num prato, não se torna algo caro demais.

    Eu adoro cogumelos e fico feliz que eles estejam mais acessíveis em todos os sentidos. Esta variedade, acho que se chama Paris, é a mais comum e tem aqueles bem grandes, não inteiramente brancos.
    bj

  3. Josete says:

    Querida Su!
    Nunca vi blog de conteúdo mais interessante que esse! Achei bárbaro saber que já comemorou o doutorado, parabéns! E depois, essa receita de cogumelos, que é tudo de bom! Só podia ser mesmo da Sú Gutierrez. Adorei!
    Agradeço a mensagem de Natal que deixaste na lista dos blogs Educativos. Feliz Natal e próspero 2011 para você e todos os seus!Beijo grande!
    Josete

  4. Suzana says:

    Obrigada pela visita, Josete 🙂
    E por compreender a mistura de assuntos que vão tecendo o todo. Uma receita de cogumelos na sequencia do anúncio do doutorado só se compreende dentro do contexto destes últimos anos.

    abração e um 2011 cheio de sonhos realizados!
    Suzana

  5. Jenny Horta says:

    Uau!! Muito gostoso saber que você está saboreando literalmente a conquista de um trabalho árduo mas gratificante, né? Seu blog tem uma marca única e isso é maravilhoso. 2011 de sucesso pra você.

Entre na conversa