Depois de um tempo bastante conturbado em todos os setores, as coisas acalmaram. Algumas mudanças no rumo da minha pesquisa me fizeram optar por um caminho mais longo e estou literalmente em busca do tempo. Ainda não estou aprofundando a análise de dados, mas ela não fica fora da coleta. Como que salta da tela a todo instante e me faz pensar.
Em 2002, a maioria dos serviços de blog não vinham com espaço para comentários e estes eram adicionados por meio de outros aplicativos. Logo em seguida, os comentários, os links permanentes, o rss se tornaram funcionalidades padrão do blog e algumas outras novidades foram surgindo para, de modo geral, ampliar o alcance dos textos publicados. Uma colaboração da interface para a sequência da conversação.
Porém, o espaço ‘comentários’ ainda pode melhorar tornando padrão algumas possibilidades:
- Aprimorar as possibilidades de responder a comentários, publicando a resposta, ao mesmo tempo, no comentário e no blog \email do autor do comentário. Isso já existe, mas pode melhorar.
- Manter ligado este diálogo por meio de trackbacks automáticos.
- Tracback\Pingback: ser padrão no caso dos links referidos em outros sites. Compensar isso com um “nofollow” acessÃvel ao autor.
- Registro de comentários feitos e seus desdobramentos, a critério do autor, ligados a interface do seu blog. Uma espécie de união de sites como cocomment com o aplicativo de blog.
Observei que os hábitos dos blogueiros ao responder ou não aos comentários são bem diferenciados e incluem:
- Editar o comentário acrescentando a resposta.
- Abrir um novo comentário.
- Comentar no blog do autor do comentário. Neste caso, o diálogo tende a se restringir aos dois, dificultando o acesso de outros leitores. Além disso, a resposta dada no blog do autor do comentário fica fora do contexto do que está publicado lá naquele blog.
- Responder apenas por email.
E mais:
- Grande parte dos diálogos não passam da réplica, não avançam, mesmo quando existe provocação para avançar (já falei sobre isso). Isso pode ser creditado, em parte, a estrutura do blog.
- Os leitores de rss ajudam a manter vivo o contato com diálogos nos comentários, mas poderiam dar um jeito de facilitar a interação.
- Novidades como o Note in Reader, poderiam ser aperfeiçoadas no sentido de capturar partes de textos ou comentários com mais possibilidades de edição.
Todas estas coisas tem influência naquilo que é publicado. Meio e mensagem tendem a interagir dialeticamente sobredeterminando um ao outro.
novembro 7th, 2009 at 18:37
Depois de tudo o que tu dissetes, fiquei até com medo de comentar (de fazer algo errado) hahaha.
Há braços!!
novembro 7th, 2009 at 19:27
Oi Mauro
Sem susto 🙂 eu só estava pensando alto. Tu tens de correr é qdo alguma maluca começar a conversar estas coisas no taxi. Aà é grave….
abraços!
novembro 9th, 2009 at 10:24
Olá Suzana!
Gostei muito desse layout… Gostaria de saber se ele é de graça. Como faço para usá-lo?
Depois volto aqui para ver a resposta… 😉
té+
novembro 13th, 2009 at 23:24
Oi Suzana!
Você coloca uma das minhas muitas indagações: como promover essa conversa para além da réplica? Criei o “palavra do leitor” lá no meu blog, onde colocava o comentário que considerava importante para a discussão em um post. Claro que pedia a autorização do comentarista para tanto. Nem todos me autorizaram, mas mesmo entre aqueles que me deram um ok, a conversa não seguiu adiante! Acho que ainda encontrei o tom certo para fazer isso e estimular a discussão…
abço