nov 09 2009

Novo Orkut

Categorias: redes sociaisSuzana Gutierrez @ 12:11

Não vou me estender falando das novidades da nova interface, pois outros analisaram com mais detalhes:
)) Google finalmente apresenta o novo orkut; conheça algumas novidades
)) Análise da interface do novo orkut

Fiquei curiosa em observar como se daria a difusão dos convites. Na minha rede de contatos,  no dia 7/11, o panorama era o seguinte:

novo orkut

Não convidei ninguém e fiquei usando a interface antiga, pois na nova não é possível ver aquela marca de quem está convidado ou usando o novo orkut. Verifiquei a minha rede, separei os contatos com novo orkut e tracei as conexões entre eles. O resultado foi 3 porções da rede, mais ou menos clusterizadas e alguns contatos dispersos (considerando a rede de meus contatos).

Ainda não aprofundei nada em relação a estes dados e nem sei se terei tempo, pois foge ao que ando estudando. Achei interessante o fato que as redes mais ou menos repetem as proporções de contatos de cada tipo. E observei de forma casual que os meus contatos mais velhos (colegas professores e amigos) quase não receberam convites e que a efervescência no meio da gurizada é bem maior (óbvio).

Seria interessante uma nova rodada de verificação para ver a evolução dos convites. Vamos ver se consigo fazer isso ainda esta semana. No final de semana será impossível. pois vou trabalhar o tempo todo. Em todo caso, socializo aqui, pois deve ter alguém estudando isso.

update em 27 de novembro:

Uma correção: a primeira leva tem 40 novorkutados 🙂  Fiz uma recoleta de dados na quarta e garimpei mais 39. Redistribui considerando as minhas subredes. Ficou um panorama assim:

rede

Um crescimento mais acelerado no meio da rede maior e mais jovem e da rede do pessoal da comunicação e áreas afins ligadas a internet:

disseminação

disseminação

O povo da educação largou atrás e vai devagarinho 🙂  Claro que algumas destas categorias se sobrepõem e são mais numerosas originalmente. Estes dados originais não tenho de forma correta;  precisaria investir um tempo acertando a classificação dos contatos do Orkut. Não tenho como fazer isso agora.

Eu planejava, também,  uma nova rodada para o dia 15, para observar as tendências, mas não foi possível. Deixo aqui estes dados só para registrar a minha curiosidade.

… em construção RE

Tags: , ,

3 Respostas para “Novo Orkut”

  1. Jenny Horta says:

    São muitas novidades ao mesmo tempo, né Su? Novo Orkut, Google wave etc…e o tempo como sempre muito curto. Aos pouquinhos, vamos aprendendo.

  2. Suzana Gutierrez says:

    Oi Jenny

    É verdade! Eu tenho muita curiosidade e acabo me inscrevendo em tudo que aparece. Tem coisas que nem lembro de voltar para olhar, muito menos usar. Uma novidade interessante seria uma “central de testes”, um site especializado em testar as novidades e divulgar. 🙂 (eu fora!)

    bjsss

  3. luce says:

    -> tem também o http://www.meusamigosonline.com.br que vai ser o novo orkut.. alguém sabe de alguma coisa??