nov 27 2009

links como relações sociais

Categorias: blog,links,redes sociaisSuzana Gutierrez @ 11:08

Um link é uma passagem para uma outra dimensão do texto, do contexto, da opinião, da relação. Pode ser uma mão estendida e pode ser um dedo acusador. Pode ser uma referência, também, uma lembrança de caminhos onde a relação permanece como possibilidade.

Na minha pesquisa os links são importantes e reveladores, pois marcam, descrevem sem fixar o fluxo das relações. As ligações das listas de links (blogroll) apresentadas nos blogues  são recomendações e marcas de identidade. Eu gosto, eu leio, eu recomendo, eu estou ligado(a) à… Acompanhados do feed, avalizam e reforçam a recomendação: eu leio e publico, assino embaixo.

Os links no meio do texto propõem diálogo,  concordam, discordam, indicam, esclarecem, ampliam o alcance do texto (hipertexto). Abrem a possibilidade para novos sujeitos no diálogo.  Pelos motores de busca e pelos trackbacks e outros suportes de retorno, praticamente arrastam leitores e outros textos para o texto.  São parte da formação da rede, uma parte que dá contornos a rede, um aparente formato, que, analisado em profundidade, revela muito sobre a rede.

Links indiretos por meio de trackbacks (ligação de retorno e referência), de acessos via buscadores, de comentários são outras possibilidades de ligação.  Os comentários, além de trazerem liks,  são, eles mesmos,  links gerados pelo leitor que intervém no texto concordando, discordando, esclarecendo, propondo, também.

Analisar as relações sociais entre pessoas, por meio dos seus blogues e considerando o fluxo das ligações,  mostra, por exemplo, que a rede formada pela ‘lista de links’ não repete a rede de conversação pelos links de texto ou pelos comentários. Neste sentido, os diversos momentos destas redes podem auxiliar a compreender a dinâmica destas relações e as suas possibilidades para os sujeitos envolvidos. Podem, também,  alavancar estudos\propostas que visem facilitar, otimizar, promover a formação de algumas redes.

((apenas pensando alto, sem esquecer que todos estes suportes tecnologicos são históricos e configurados pelo contexto de sua época))

Tags: , , ,

8 Respostas para “links como relações sociais”

  1. Iris says:

    Suzana

    Que texto bonito!
    Abra@os

  2. Silvana Nunes says:

    Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER… em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira … e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.’.

  3. Suzana says:

    Oi Iris!

    Que bom que tu gostastes do texto. Foi um pensar alto mesmo, bem despretencioso. Minhas pesquisas andam mostrando que nós professores ainda estamos engatinhando na formaçã de redes, em muitos aspectos.

    bjs!

  4. Suzana says:

    OLá Silvana

    Obrigada pelas indicações e pela visita.

    abraços!

  5. José Antonio Klaes Roig says:

    Nossa, profe Su, concordo em gênero, número e grau. tenho discutido isso mais no twitter que em blogs (que estou retomando aos poucos), da questão de que um tweet, que é na verdade um link também, ser uma comunicação indireta com o futuro leitor, que a comunicação se faz no enviado de uma mensagem, como uma carta dentro de uma garrafa no imenso mar digital que é o ciberespaço. Ainda que ela, a mensagem (ou link) não seja diretamente dirigida a alguém, ela possui em sua formatação escrita um destinatário, assim como o escritor ao escrever seu texto um dia será lido por um leitor no futuro, e ali se fará a comunicação e o diálogo entre pessoas distantes, no tempo e no espaço.
    Maravilha de post, que aproveitarei em meu TCC, na questão do uso de blogs como ambiente em EaD. Valeu, um abração! Zé.

  6. Suzana Gutierrez says:

    Oi José!

    Obrigada! Quer dizer que tu estás duplamente encurralado 🙂 TCC e dissertação! Aqui neste blog tem, em alguns lugares, referências sobre o tema do teu TCC. Acontece que este blog é anterior às categorias e tags e mudou de suporte, então o conteúdo está um pouco caótico. Só vou poder arrumar depois do doutorado 🙂

    Mas, … tenho uma provocação: pensar nos blogues como alternativas (ou seja, “ao invés” e não “como”) aos ambientes de aprendizagem. Dá uma espiada aqui: http://www.gutierrez.pro.br/?p=1200
    e aqui: http://www.gutierrez.pro.br/?p=787; mais aqui: http://www.gutierrez.pro.br/?p=738

    deve ter mais coisa 🙂

    abraços!

    Suzana

  7. Franz says:

    Beleza de post, Su! Olha, vc precisa ler um
    artigo de Lilia Efimova sobre seu trabalh de
    PhD. O titulo é “Weblog as a personal thinking
    space”.
    Olha, estou precisando de um help. Seguinte,
    quero retirar uma musica de fundo de meu blog.
    Não me lembro como fiz pra colocar e não
    descobrir como retirar. Será que vc. pode me
    dar umas dicas? Please!
    Um grande abraço paraônico, Franz