out 12 2009

O que o Brasil tem a oferecer ao Mundo agora?

Categorias: eventos,tecnologiaSuzana Gutierrez @ 14:32

[aviso] Este é um texto atendendo uma solicitação de divulgação feita pela WebCitizen. Visitei o site do evento e penso que é interessante acompanhar de perto esta que julgo ser a primeira iniciativa neste tipo de conferência. [/aviso]

O que o Brasil tem a oferecer ao Mundo agora?

Este é a questão que vai orientar o TEDx São Paulo, um evento idealizado com inspiração nas conferências TED (Tecnologia, Entretenimento, Design) realizadas anualmente em Long Beach, California. Uma TEDx não é uma TED oficial, embora tenha mais ou menos os mesmos objetivos e deva seguir uma série de orientações.

… o primeiro evento TED no Brasil, o TEDx São Paulo, que reunirá mais de 700 pensadores para debater “O que o Brasil tem a oferecer ao Mundo agora?”. Durante todo o dia 14 de novembro, 30 palestrantes apresentarão inovações em diversas áreas de conhecimento e atuação, buscando descobrir como um pais moldado pela diversidade pode ajudar a construir, na prática, um mundo melhor. [Thamires, da WebCitizen]

Não entendi bem a menção de 700 pensadores. Por outro lado, a lista de 30 palestrantes, ainda incompleta, contém pessoas e possibilidades de temas bem interessantes. Senti algumas ausências, que ainda podem ser preenchidas: pensadores da área da educação, filosofia e sociologia; pensadores da cultura livre, das tecnologias de código aberto, por exemplo.

Quem eu gostaria de ouvir por lá? Lucídio Bianchetti, Nelson Pretto, Chico de Oliveira, Marilena Chaui, José Murilo, Sérgio Amadeu e, essencial!, nosso presidente Lula.

O quê eu gostaria de ouvir? Alternativas (em tecnologia, educação,  midia) que transgridam os caminhos formatados pelo capital, que ultrapassem a sua lógica, que realmente sejam transformadoras da sociedade das mercadorias.

Um evento como este pode tender a ser mais uma feira, na qual se compra e se vende (e só), ou um ritual de incensamento de novos (ou velhos) gurus hype. Pode, por outro lado, ser algo mais, sendo obrigatoriamente plural, contemplar visões de mundo diversas,  fazer pensar fora do quadrado, ser, enfim, surpreendente.

PS: 1) é a primeira vez que atendi solicitações de publicação aqui no blog. Uma experiência …

2) A Ana Beatriz atendeu, também, a solicitação de divulgação do evento e traz algumas considerações interessantes sobre os palestrantes, em especial, sobre o Many Eyes.

m4s0n501

Tags: ,

Uma Resposta para “O que o Brasil tem a oferecer ao Mundo agora?”

  1. Sérgio Lima says:

    Opa Su,

    Legal você chamar atenção para que o evento seja algo mais do que o usual mais do mesmo: “ser mais uma feira, na qual se compra e se vende (e só), ou um ritual de incensamento de novos (ou velhos) gurus hype”.

    Vejamos… já me senti contemplado com o seu texto, logo não pretendo escrever sobre :-)

    abs

Entre na conversa