jan 29 2009

padrões e modelos para professores

Categorias: educaçãoSuzana Gutierrez @ 09:45

No normal, padrões e modelos me dão uma certa alergia. Nem tanto por proporem formatos e referências, quanto por virem quase sempre atrelados a obrigatoriedades não muito transparentes.

Padronizar, modelar é algo que tem de ser pensado considerando as inconveniências de tentar universalizar seja o que for. E, neste processo, marginalizar toda uma criatividade que pode ser muito mais contextual e, até, revolucionária.

Porém, vou ler (e já registro e socializo) o NETS for Teachers 2008 (em inglês) ou Padrões Nacionais de Tecnologia Educacional e Indicadores de Ação para Professores, do International Society for Technology in Education, do USA e Canadá, lançado em junho de 2008. Especialmente por ele se propor como inspiração para muitos países.

Numa olhada rápida no curto ‘tutorial’ já dá para antever que cada aforismo rende uma boa discussão.

alternativa: NETS em Espanhol

Tags: , , , , ,

Uma Resposta para “padrões e modelos para professores”

  1. Anonymous says:

    Eu padronizaria ao máximo. Mas por um padrão flexivel e criado pelos melhores. A grande maioria dos professores não possui um esquema de aula adequado e nem experiencia pratica, isso se reflete numa má qualidade do ensino. Mesmo os livros, em sua maioria são inadequados, muitas vezes nos fazendo perder tempo e nos confundindo com informações incompletas, mal estruturadas, etc.