mar 16 2008

Ritmos e sincronias

Categorias: basquete,doutorado,leituras,livros,lugaresSuzana Gutierrez @ 16:22

strogatz - syncUma das coisas que perpassa toda a formação na Educação Física é o ritmo. Cedinho aprendemos, quem ainda não sabe, a achar o ritmo em todas as coisas. Os ritmos óbvios da dança e os não tão óbvios, mas nem por isso menos cadenciados, das jogadas do basquete.

Na escola, criticamos a quebra do ritmo. A imposição das carteiras cartesianamente colocadas, o movimento mecânico de olhar o quadro e o caderno. Ritmos formatados numa cadência que não respeita a corporeidade dos envolvidos. Desde o aluno que não pode levantar, até o professor, para quem é feio dar aula sentado.

Enquanto isso, aleluiah!, na aula de educação física, a possibilidade de um outro ritmo, memória inscrita nos corpos, sincronia com os ritmos da vida.

Sexta-feira, eu voltava da Redenção, no meio de uns 30 guris, com idades variando entre os 11 e os 18, e vinha conversando com um casal de pais, que fora buscar um dos menores. E explicava que estava trocando o dia do treino dos pequenos de sexta para segunda, pois precisava da sexta para os maiores e, o treino conjunto não era fácil de levar.

– Duas quadras, exercícios e práticas diferentes e, ao final, eu acabo gritando muito com eles, tendo menos paciência que o normal. – falei eu.

Os pais, super-compreensivos e acompanhando de perto o amor do guri pelo esporte, me incentivaram. Um pouco de xingamentos fazem bem ao treino. Mas eu fiquei pensando no ritmo. Ou melhor, na cacofonia (?) dos ritmos. A bateria atravessando o samba e a escola dando aquela rengueada no desenvolvimento.

Sem ritmo não dá. E eu estava relembrando isso nas leituras de hoje. Strogatz, inicia Sync falando de ritmo, dos ciclos e da ordem que emerge do caos. Esta e outras leituras e re-leituras me ajudaram a fechar um pouco mais o foco da minha pesquisa, neste final de semana. Parece que a ordem começa a emergir. 🙂

Ao mesmo tempo, pelo menos por enquanto, o ritmo deste blog vai entrar numa cadência mais lenta, sai do Allegro das férias para o Adagio …

Tags: , , , ,

2 Respostas para “Ritmos e sincronias”

  1. Jonas says:

    Oie suh!!
    Como esta professora?!
    Ando trabalhando um pouco sim!
    Eu e o prof. Paulo estamos nos dando muito bem!
    Daqui a pouco ja estou por dentro desses blogs e poderemos manter mais contato!
    Um abraço

  2. Adriana Amaral (Lady A.) says:

    Totalmente OffTopic: obrigada pelo teu comentário sobre o artigo. Esse artigo foi de parto sofrido rs pq estava tensa com ele.. rs E, por falar em professores, uma historinha q tem a ver com autonetnografia. Qdo tava no 1o ano do 2o.grau tive uma prof de portugues q me disse “que eu nunca iria a lugar nenhum por gostar de filmes de horror, ficção-científica e essas bandas obscuras” rs gostaria de dedicar o artigo à previsão errônea q ela fez sobre o meu futuro rs.. entao, profs tem esse poder para o bem ou para o mal 🙂

Entre na conversa