jan 13 2007

e por falar nisso…

Categorias: suzana gutierrezSuzana Gutierrez @ 16:17

Às vezes, falamos tanto de coisas que realmente importam. De futuro, de rede, de sinapses, de vida digital, de tecnologia e sua influência na vida das pessoas, falamos de pesquisas (as nossas!)…

Eu pensando em discutir sobre um mundo mediado por imagens e, nisso, a crítica necessária é a da possibilidade das imagens mediarem a relação social entre as pessoas.

Uma visão de mundo objetivada, uma realidade fragmentada, considerada “como objeto de mera contemplação?” (DEBORD!) Um possível campo de estudo em relação aos blogs e outras publicações dinâmicas e os telefones móveis, formando espaços de uma expressividade fundada na imagem, onde as noções de público e privado são confrontadas.

Porém, te encaixam naquilo que querem, como você fosse a pecinha que faltava em algum quera-cabeça daqueles bem fáceis, …

E tem mais, eu não atualizo blog na beira da praia e também não dou caminhadas despreocupadas…

Bah… tudo isso me lembra Guy Debord:

“Quando o mundo real se transforma em simples imagens, as simples imagens tornam-se seres reais e motivações eficientes de um comportamento hipnótico. [..] Mas o espetáculo não pode ser identificado pelo simples olhar, mesmo que este esteja acoplado à escuta. Ele escapa à atividade do homem, à reconsideração e à correção de sua obra. É o contrário do diálogo. Sempre que haja representação, o espetáculo se reconstitui.” (Sociedade Espetáculo)

Tags: , , , , ,

Uma Resposta para “e por falar nisso…”

  1. Paulo Francisco Slomp says:

    Su

    Por falar em imagens, tem uma frase famosa que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

    O Millor Fernandes, por outro lado, disse que essa frase famosa não pode ser dita através de imagens…

    Abraços!

    Paulo Slomp