mar 04 2006

Ecodigital +10: Boyle e Lessig comemoram uma década de ‘ambientalismo cultural’

Categorias: cibercultura,software livreSuzana Gutierrez @ 07:48

O título acima é do imperdível post do Murilo no Ecologia Digital.
Uns pedacinhos, só para provocar:

Acontecerá nos dias 11 e 12 próximos, no ‘Centro para Internet e Sociedade’ da faculdade de direito de Stanford (San Francisco – California), o simpósio ‘Cultural Environmentalism at 10’ que marca 10 anos de criação da metáfora ‘Ambientalismo Cultural’. Não poderíamos deixar de destacar o evento, já que o blog Ecologia Digital e o site correlato nasceram de minha perplexidade frente à pertinência e propriedade da abordagem elaborada por James Boyle há uma década.

O próprio Boyle, acompanhado de ninguém menos que Lawrence Lessig, estarão comandando o simpósio e recebendo os conferencistas selecionados…

Boyle percebeu claramente que, em 1996, o tema propriedade intelectual era árido o suficiente para só interessar a especialistas da indústria. Na prática, estavam sendo redigidas as regras básicas da ‘era da informação’, que iriam interferir dramaticamente na liberdade de expressão, na inovação, na ciência e na cultura do futuro próximo, e ninguém – exceto os players da indústria – estava prestando a devida atenção.

Foi aí que surgiu a analogia ao movimento ecológico que, de forma brilhante, tornou visível os efeitos de decisões sociais relativas ao meio ambiente,…

Technorati Tags: , , ,

Tags: , , ,

Comments are closed.