nov 20 2005

rss e tv – o fim do controle sobre o usuário

Categorias: sem categoriaSuzana Gutierrez @ 03:59

Para quem acompanha a evolução dos protocolos de agregação e distribuição de conteúdo – rss, atom etc. – já era esperado que a forma atual de acesso à programação da televisão se transformasse. Assim como hoje eu uso o Bloglines para ler conteúdo na web, vou subscrever a programação que desejar e receber na TV ou no computador ou num misto destas coisas todas com DVD.

É a morte anunciada do atual sistema televisivo e dos monopólios ao estilo broadcast. Segundo José Murilo, falece junto o modelo de anúncios e marketing televisivo. Se bem que tenho minhas dúvidas se estas coisas não forem todas amarradas em pacotes tipo NET, atreladas à umas às outras e limitada a participação livre usando o Estado e as leis, pois é certo que os atuais donos da midia vão espernear e se garantir por outras formas. Aliás, parece que já começaram.

Porém, existe a possibilidade da expansão das redes alternativas , como a Telesur. Talvez agora a educação se antene para as possibilidades do rss em ambientes de aprendizagem e mude aquele jeitinho de portas e janelas, salas e corredores que tem os LMSs ainda.

Comments are closed.