jun 12 2005

colaboração

Categorias: colaboração,cooperaçãoSuzana Gutierrez @ 07:53

No meu entender colaboração/cooperação é o fundamento da web. Pelo menos da web de Tim Berners Lee e dos primeiros hackers.

Cooperação/colaboração é um assunto sempre presente quando se discute o uso das tecnologias da informação e da comunicação, seja louvando os aspectos colaborativos como potencializadores de algum projeto, seja apontando a a falta de colaboração como causa da falência de algum outro projeto.

Hoje, passeando pelo Bloglines, descobri este wiki que cresceu e reuniu colaborações à partir desta chamada. Sintetizando: o autor da chamada solicitou a colaboração para criar um panorama da blogosfera européia para ser apresentado num evento, mais ou menos 24 horas depois. Blogueiros de todas as partes acolheram a proposta que foi apresentada no Reboot usando o próprio wiki. E o mais legal é que as contribuições continuam chegando.

Aí eu me pergunto sobre o que move as pessoas a colaborar. Sobretudo quando não é de seu próprio interesse. O que faz com que uma pessoa pense “este assunto interessa à …” e gaste do seu tempo fazendo com que as informações cheguem aos interessados? Ou, em mais alto nível, quando alguém organiza e dispõe informações que poderão interessar à alguém.
O que tem de interesse próprio e o que tem de doação na colaboração?

Me pergunto, também, porque as pessoas não colaboram, mesmo quando está à um click do mouse a possibilidade de colaborar, mesmo quando dominam e conhecem o assunto ou objeto de possível colaboração?

No caso especificamente brasileiro, o quê, culturalmente falando, incrementa ou inibe a colaboração?

Estas perguntas já foram feitas aqui e em outros lugares e diversas respostas chegaram, porém as dúvidas persistem.

Tags: , ,

Comments are closed.