abr 22 2005

APROF CMPA

Categorias: sem categoriaSuzana Gutierrez @ 06:20

Embora o sistema nos empurre para soluções individuais mesmo quando os problemas são coletivos, juntar-se aos companheiros de caminho ainda é uma boa idéia. É boa idéia porque significa juntar forças, é boa idéia porque significa decidir em conjunto, ouvir e ser ouvido, construir alguma coisa que é para todos.

De idéias como estas e de inúmeras práticas agregadas surgiu a APROFCMPA – Associação dos Professores e Funcionários Civis do Colégio Militar de Porto Alegre – a primeira associação de professores dos Colégios Militares.

Em seu primeiro Boletim um pouco da história:

Após o empenho de muitos colegas, tor-namos realidade um sonho acalentado por di-versos CMs. Fundamos a nossa Associação, filiada a um sindicato de muita força, que luta e defende os interesses do processo de ensino e dos profissionais em educação ligados ao Governo Federal. Tudo começou através da luta pelo recebimento da GID. Encontramo-nos em Brasília com representantes dos CMs de Curitiba, Rio e Brasília e conseguimos que a GID fosse implantada no âmbito das Escolas ligadas ao Ministério da Defesa. Houve muita discussão a respeito do que deveríamos fazer, como deveríamos agir. Com a GID implantada no contracheque e no bolso, houve o tempo da bonança que perdurou até a próxima tempes-tade. Graças ao SINASEFE foi garantida a pari-dade entre ativos e aposentados, o fim da gra-tificação produtivista (GID) e a criação da GE-AD, que deverá ser incorporada ao vencimento básico de modo que ela possa atender somente a valorização do ensino. Nos últimos anos, co-meçamos a sofrer interferências no processo de ensino-aprendizagem, perseguições políti-cas, abuso de poder, discriminações de toda a ordem, que nos fizeram “refundar” a Aprofcm-pa. Hoje ela está presente em nosso cotidiano, com propostas que vão além dos Projetos Sa-lariais. Os funcionários civis estão numa situa-ção muito difícil, sem a aprovação do Plano de Carreira (o governo não dará reajuste às cate-gorias que não tiverem PC), pretendemos dis-por de planos de saúde, apoio jurídico e princi-palmente, que tenhamos um Fórum permanen-te de apoio aos colegas e à nossa Instituição CMPA

Na sua página recém construída o caminho sendo construído.

Technorati Tags: , ,

Entradas Relacionadas

Comments are closed.