Maio 02 2004

Categorias: sem categoriaSuzana Gutierrez @ 11:41

[RSS: saturando a rede?]

Por Ryan Singel

A beleza dos agregadores está no fato de eles exibirem artigos de centenas de websites num único lugar, para que o usuário não precise acessar cada site individualmente. Mas a pergunta que se impõe é a seguinte: o que acontecerá quando todo mundo descobrir o poder dos agregadores? Será que a Web vai agüentar?

Os agregadores já causaram saturação em alguns websites, desacelerando servidores e consumindo largura de banda, de acordo com blogueiros e outros publicadores de conteúdo. ….. segue na wired br

É um problema que, penso eu, será resolvido de alguma maneira que não seja a morte do RSS. A agregação é uma ferramenta boa demais para que esta questão não seja contornada.
Por enquanto, é ainda muito pouco usada e acredito que nenhum site brasileiro teve problemas de tráfego por isso. Fora os weblogs ainda são poucos os sites que podem ser lidos por RSS. Eu leio uma grande quantidade de sites no SharpReader, mas poucos são brasileiros.
Uma idéia que ando desenvolvendo (nada assim sistemático; pensamento de hora de dormir) é a união do RSS e das redes tipo Orkut numa espécie de software agregador. Daria uma dinamicidade maior a rede e liberaria o usuário de estar clicando links o tempo todo. Acredito que daria uma interface mais funcional pra coisa toda.

Comments are closed.